Navio-patrulha Amazonas
Maior embarcação de fiscalização da Marinha chega ao Rio também com missão humanitária
Por Maria Inez Magalhães, do jornal “O Dia”
“Gigante da Marinha, o ‘Amazonas’, projetado especialmente para fiscalizar o litoral brasileiro, chegou na sexta-feira (5) ao Rio de Janeiro após dois meses de viagem, que começou na África e passou por vários países.
O novo navio-patrulha cuidará da segurança das águas brasileiras, principalmente onde há petróleo, caso do Pré-sal. Mas a embarcação poderá também ser usada em missões humanitárias e operações de salvamento. Com velocidade muito acima de outros navios da Força, ele tem maior poder de autonomia: pode ficar até 35 dias no mar.
Além disso, é equipado com canhões e metralhadoras antiaéreas e conta com sistema de manobra que permite à embarcação se mover de lado. O navio ainda tem a possibilidade de operar com helicóptero e duas lanchas.
Com capacidade para transportar mais de 80 tripulantes, o navio-patrulha “Amazonas” é a primeira de três embarcações do mesmo porte compradas pelo Brasil. Ela e a “Apa”, que chegará ao Rio de Janeiro no mês que vem, ficarão na cidade.
A terceira ficará em Natal, no Rio Grande de Norte. O navio foi fabricado no Reino Unido, custou R$ 120 milhões, mas o Brasil comprou também o direito de fabricação.
Na cerimônia de recepção à embarcação, o ministro da Defesa, Celso Amorim, comemorou a aquisição: “Com o ‘Amazonas’, poderemos permanecer mais tempo no mar, garantindo maior segurança do nosso litoral. Importamos petróleo de países como Nigéria e Angola. Nossos navios passam por zonas de pirataria e é importante que tenhamos capacidade de ação”.
Poder de fogo: embarcação tem metralhadora antiaérea e canhões
TREINAMENTO NA INGLATERRA E NA ÁFRICA
O “Amazonas” começou a ser construído em 2008 e foi incorporado à Marinha do Brasil em junho deste ano.
Durante a viagem, como parte dos treinamentos, os tripulantes simularam ações antipirataria na costa africana e promoveram atividades com os integrantes da “Guarda Costeira de Cabo Verde” e da “Marinha da Nigéria”, entre outros países. Para operar a moderna tecnologia do novo navio-patrulha, os tripulantes do ‘Amazonas’ fizeram treinamento na Inglaterra.”
FONTE: reportagem de Maria Inez Magalhães, do jornal “O Dia”. Transcrita no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=07/10/2012&page=mostra_notimpol).
Nenhum comentário:
Postar um comentário