terça-feira, 30 de outubro de 2012

O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E AO EMPREGO, o PRONATEC

MATRICULADOS NO ENSINO TÉCNICO CHEGAM A 720 MIL E NÚMERO DEVE SUBIR, afirma presidenta Dilma


“A presidenta Dilma Rousseff afirmou segunda-feira (29), no programa de rádio ‘Café com a Presidenta’, que o “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego”, o PRONATEC, já ofertou vagas em cursos técnicos para 720 mil alunos desde seu lançamento, há um ano. Segundo ela, o governo quer ampliar esse número ainda mais.

Com o PRONATEC, nós queremos que o país, cada vez mais, tenha uma geração de jovens com formação técnica de qualidade, capazes de melhorar os nossos produtos e serviços e contribuir para ampliar a competitividade da nossa economia”, disse.

Dilma destacou que o programa fortalece o Ensino Médio e oferece à economia mão de obra de mais qualidade, porque as disciplinas do curso técnico são integradas às oferecidas durante o ensino regular. Para ampliar a oferta dos cursos, o governo está expandindo a “Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica”, segundo Dilma. Até 2014, terão sido construídas 132 novas escolas federais.

O PRONATEC está formando os técnicos para trabalhar nas mais diversas áreas, como, por exemplo, mecânica, eletrotécnica, informática, automação industrial, turismo, saúde, petróleo e gás, e dezenas de outras disciplinas que vão ajudar o Brasil a se desenvolver e ter economia cada vez mais moderna e competitiva”, disse.

Além dos jovens, o PRONATEC também tem foco na qualificação profissional dos trabalhadores. De acordo com a presidenta, 700 mil trabalhadores se matricularam nos cursos para aprimorar seus conhecimentos ou aprender uma nova profissão.

Todo o nosso esforço é para qualificar os nossos jovens e nossos trabalhadores em todo o país e aumentar a competitividade das nossas empresas, o que ajuda a melhorar os salários dos trabalhadores e a fazer a renda das famílias crescer ainda mais”, afirmou.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/matriculados-no-ensino-tecnico-chegam-a-720-mil-e-numero-deve-subir-afirma-presidenta-dilma/#more-51989).

COMPLEMENTAÇÃO:

PRONATEC VAI OFERECER 8 MILHÕES DE VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES ATÉ 2014, afirma Dilma

“A presidenta Dilma Rousseff disse em 7 out, na coluna ‘Conversa com a Presidenta’, que o ‘Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego’ (PRONATEC) vai oferecer oito milhões de vagas gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes até 2014. Ao responder pergunta de Francisco Chagas, 47 anos, comerciante da Estrutural (DF), Dilma também disse que o ‘PRONATEC Copa’ oferecerá 240 mil vagas para capacitar trabalhadores para o Mundial de 2014.

O PRONATEC foi criado para ampliar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. São 8 milhões de vagas até 2014, gratuitas, em cursos de mais de 400 áreas do conhecimento. Esses cursos são oferecidos, principalmente, nas 403 unidades das escolas técnicas federais, nas escolas do “Sistema S” e nas escolas técnicas estaduais. Criamos também o “PRONATEC Copa”, pensando no crescimento do turismo, com 240 mil vagas gratuitas em 29 opções de cursos até 2014, além de 32 mil vagas para o aprendizado de inglês, espanhol e libras”, disse.

Na coluna, a presidenta Dilma explicou aos interessados nas vagas oferecidas pelo PRONATEC quais órgãos devem ser procurados para obter informações sobre os cursos.

Os interessados nos cursos técnicos do PRONATEC devem procurar a secretaria de educação do seu estado. Para curso de qualificação profissional, o trabalhador deve procurar o posto do SINE, o Sistema Nacional de Emprego, ou usar o site http://maisemprego.mte.gov.br/portal. Mais informações sobre o PRONATEC Copa estão em http://www.pronateccopa.turismo.gov.br. Em Brasília, o Instituto Federal de Brasília – IFB (http://www.ifb.edu.br) oferece cursos técnicos e de qualificação profissional do PRONATEC em 10 campus”, afirmou.”

FONTE (da complementação): Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/pronatec-vai-oferecer-8-milhoes-de-vagas-em-cursos-tecnicos-e-profissionalizantes-ate-2014-afirma-dilma/).

Nenhum comentário: