sexta-feira, 26 de outubro de 2012

JIMMY CARTER CRITICA EUA E ISRAEL POR QUESTÃO PALESTINA


[Territórios palestinos (em verde) invadidos e ocupados (com “colônias”) por Israel. Os mapas acima retratam o avanço até 2000. A usurpação agravou-se ainda mais nos últimos 12 anos]

“O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter lamentou na segunda-feira (22) que o governo de Barack Obama tenha desistido de utilizar sua influência para resolver o conflito entre palestinos e israelenses, durante uma visita a Jerusalém Oriental do grupo dos "Sábios", integrado por personalidades internacionais.

Carter disse que apoia o projeto do presidente palestino Mahmud Abbas de votação na Assembleia Geral da ONU de modificação do status da Palestina, que se converteria em “Estado não membro”.

"Uma importante mudança recente foi a retirada da influência norte-americana" no âmbito israelense-palestino, afirmou Carter, considerando que esta é a primeira vez, desde a Guerra dos Seis Dias, de 1967, que Washington não desempenha "um papel importante" nas tentativas de resolver esse conflito.

A visita de Carter foi guiada por funcionários do “Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU” (OCHA) e da organização não-governamental israelense oposta à ‘colonização’ “Paz Agora”.

O ex-presidente norte-americano estava acompanhado de outras duas integrantes do grupo dos "Sábios", a ex-presidente irlandesa Mary Robinson e a ex-primeira-ministra norueguesa Gro Harlem Brundtland.

"É a primeira vez que vejo, desde 1967, que um governo americano não tem um papel importante", afirmou Carter. "Os Estados Unidos têm agora (...) zero influência sobre as duas partes", insistiu. "A política governamental americana dos dois ou três últimos anos foi a rápida retirada de todo tipo de controvérsia que possa ser desagradável", insistiu o estadista de 88 anos.

Mary Robinson afirmou, por sua vez, que a probabilidade de uma solução de dois Estados para o conflito parece estar perto de desaparecer. Ela indicou que todas as vezes que o grupo dos "Sábios" fazia uma visita, constatava que havia mais “colônias”, e que mais lares de palestinos de Jerusalém Oriental eram ocupados por israelenses.

"Acredito que Netanyahu decidiu abandonar a solução de dois Estados", afirmou Carter, sugerindo que a política atual do primeiro-ministro israelense consiste, agora, em "se apoderar de toda a Cisjordânia".

Carter, que exerceu a presidência de 1977 a 1981, tem feito severas condenações à política externa norte-americana. Em abril deste ano, queixou-se do fato de seu país se envolver em conflitos injustos, questionando a "recente política de guerra preventiva" adotada pelos EUA. Na ocasião, Carter lembrou que os Estados Unidos estiveram "quase constantemente em guerra" nos últimos 60 anos. Agora, condena a passividade estadunidense diante da questão palestina.”

FONTE: portal “Vermelho” com informações da agência France Presse (AFP)  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=196963&id_secao=9) [Imagem do Google e sua legenda adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: