sábado, 21 de junho de 2014

ALERTA IMPORTANTE! "MERCADO" PLANEJA SABOTAGEM DA ECONOMIA BRASILEIRA PARA A DIREITA VOLTAR AO PODER




[OBS deste blog 'democracia&política': "Mercado" é eufemismo e disfarce para megainvestidores e empresários estrangeiros e seus braços nacionais, inclusive a grande mídia e os partidos da direita. O tal "mercado" quer a volta ao poder dos demotucanos, que foram muito generosos com o "mercado", o qual se locupletou nos anos FHC/PSDB-DEM em detrimento da população brasileira, que só recebia "arrocho' e "medidas impopulares" sob o discurso de "avanço", de "modernidade". Enquanto isso, os megaespeculadores se saciavam com nossos juros astronômicos.


Era a SELIC dos sonhos dos especuladores 

Outro detalhe importante: Armínio Fraga, que foi presidente do Banco Central no governo FHC, é também cidadão norte-americano. Em maio último, foi noticiado nos EUA que ele esteve cogitado por Obama para presidir o FED, o Banco Central dos EUA. Ver neste blog, sobre isso, editorial de Saul Leblon na "Carta Maior" em:  http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2014/05/obama-e-aecio-disputam-o-mesmo-ministro.html.

É o reconhecimento norte-americano ao presidente do BC de FHC/PSDB, que fez mais pelos EUA e pelos megabanqueiros norte-americanos do que pelo Brasil. Lembremo-nos que, na entrada do FED, está escrito que a instituição tem dois compromissos – defender a moeda do país (o dólar) e o emprego dos cidadãos norte-americanos. FHC/PSDB-DEM e Armínio Fraga fizeram exatamente isso muito bem e não foram esquecidos pelo governo dos EUA.

Vejamos o importante alerta de Fernando Brito]:

Como o “mercado” planeja a sabotagem econômica à reeleição de Dilma

Por Fernando Brito

"O jornal "Valor" [propriedade dos grupos tucanos Globo e Folha] publicou sexta-feira uma matéria de Cristiano Romero que, em qualquer país civilizado, seria motivo para que os órgãos de regulação de mercado abrissem uma investigação sobre os movimentos de capital.

É sobre como “analistas de mercado”, como Armínio Fraga, pré-ex-futuro-quase Ministro da Fazenda [no caso improvável de Aécio/PSDB vencer] participa de um grupo de investidores que espera – ou tenciona – um pesado abalo financeiro sobre o Brasil, como forma de influenciar no resultado das eleições.[E também depois das eleições, no governo Aécio/PSDB, com a volta das altas SELIC e dos empréstimos internacionais (FMI etc) com altas "taxas de risco"]

O que, afinal, já acontece com as pesquisas “de mercado” eleitorais, que estão fazendo muita gente (nem tão boa) ganhar fortunas com a especulação.

Leia só:

O governo da presidente Dilma Rousseff acredita que o país está preparado para enfrentar um terceiro trimestre “sensível”, marcado por uma disputa eleitoral acirrada e por uma transição “não sincronizada” das políticas monetárias das economias avançadas. A expectativa em Brasília é que não haverá um rali nos mercados, como vêm prevendo analistas como o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga.

Em entrevista ao Valor, Fraga disse acreditar na possibilidade de especulação com a taxa de câmbio e o mercado de juros durante a campanha que se aproxima. A crença nisso parte da probabilidade, maior neste momento, de reeleição da presidente Dilma. Investidores ficariam nervosos com essa possibilidade e retirariam recursos do país, provocando uma forte desvalorização do real, como ocorreu em 2002, quando o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu a eleição.”


A reportagem de Romero diz que assessores econômicos do Governo – certamente com o padrão de ingenuidade do Ministro Guido Mantega – preveem que isso não vai acontecer.

O ataque não se dá por ideologia, não ‘é nós contra eles’. Por isso, não acredito nessa história de pesquisa, de que a Dilma caiu e a bolsa se animou. Isso dura uma tarde. O que dura mesmo é fluxo, é fundamento, é política econômica.”

Gosto de ver como, depois de tudo o que passou esse Governo, merece ainda a boa-fé de alguns “crentes no mercado” que acham que são mesmo apenas as regras do "livre mercado", das taxas de juros, de um “apoliticismo” que os orienta.

Ninguém, é obvio, quer fazer o mercado se portar “na marra” de tal ou qual maneira. Mas que a sabotagem é latente e perigosa, nem mesmo os mais ingênuos duvidam."


FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=18495). [Título, imagem (2ª) do google e trechos entre colchetes em azul adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: