quinta-feira, 26 de junho de 2014

NORDESTINOS! NÃO SE ILUDAM COM A "ELITE" PAULISTA



[OBS deste blog 'democracia&política': o fato abaixo narrado causa mais pena do que revolta. É corriqueiro, aconteceu com personalidades "globais" de baixa expressão, mas é bem representativo de uma doença social. Mostra exatamente como a (pseudo) "elite" sulista (especialmente a paulista, tucana com raras exceções) considera preconceituosamente o nordeste. Muitos nordestinos mais ricos, que também se julgam "elite" e se declaram tucanos, não deveriam ter ilusão. Pensam que, por isso, serão aceitos como iguais. Não serão. Para os paulistas VIP, eles sempre serão uns b..... Vejamos a seguinte postagem do blog "Os amigos do Presidente Lula"]:

Maitê Proença em canal da "Globo" diz: "contexto do programa permite chamar Nordeste de "aquela bosta".

"A emenda saiu pior do que o soneto. Um comentarista do programa "Extra-ordinários" no canal "Sportv" das "Organizações Globo", em um debate, chamou o Nordeste de "aquela bosta". Diante de protestos contra preconceito e estereótipos, ele, em vez de pedir desculpas, "se defendeu" com arrogância e mais agressões, piorando as coisas (o vídeo não permite compartilhamento e quem quiser ver está aqui).

Disse que estava "cagando" (o linguajar dito na TV foi exatamente esse) para os internautas que protestaram, a quem chamou de "idiotas", "bando de babacas".

Emendou com arrogância querendo dar "carteirada" de intelectual no telespectador, dizendo que, para discutir com ele sobre o Nordeste, teria que ler os 15 livros de Câmara Cascudo que ele diz ter lido. Depois, quase balbuciando em meio às intervenções de outro comentarista que procurava colocar panos quentes, disse que estava era "brincando", como se reforçar estereótipos, preconceitos e alimentar ódios fossem brincadeiras aceitáveis.

Para piorar, a apresentadora Maitê Proença (*) disse que "essa gente é de uma leviandade..." (referindo-se a quem se sentiu ofendido, sobretudo nordestinos, mas também todos os brasileiros que amam o Nordeste), e concluiu "... o cara tem que entender que o contexto deste programa permite esse tipo de coisa".

Deixa eu ver se entendi. O contexto do programa permite chamar o Nordeste de "aquela bosta" numa boa? E leviano é quem se sente ofendido? E quem é chamado de "bosta" é que deveria pedir desculpas ao programa da poderosa TV GloboSat?

É por isso que não dá para assistir qualquer canal que seja das "Organizações Globo". Nem jogo da Copa. Só contratam e só convidam quem detona o Brasil, o Nordeste, o povo brasileiro, nossa cultura, nossa gente. Para eles, chique é só Nova York, Paris, etc.

E os patrocinadores, hein? Quando um executivo da Philips destratou o Piauí durante o movimento "Cansei", houve um boicote geral, com ninguém comprando produtos da empresa. Será que a Claro, o Itaú, o McDonalds, a Ipiranga, a Kia e Budweiser (mesmo fabricante da Skol, Brahma e Antartica) querem ir pelo mesmo caminho?

Para entender o caso:

Se o amigo leitor não sabia, como eu que só fiquei sabendo por causa da polêmica, pois não assisto o canal "Sportv" das "Organizações Globo" tem um programa de bate-papo com alguns comentaristas chamado "Extra-ordinários", apresentado por Maitê Proença.

Um comentarista gaúcho, Eduardo Bueno, jornalista conhecido como Peninha, chamou a região Nordeste de “aquela bosta" enquanto falava da invasão holandesa na região durante o período colonial.

A ofensa despertou o repúdio geral nas redes sociais na internet."

(*) Maitê Proença tem histórico recente de antipetista raivosa. Nas eleições de 2010, para apoiar José Serra (PSDB), ela cunhou a frase “machos selvagens nos salvem de Dilma”, apelando para homens machistas não votarem em mulher"
#NãoTemCopaNaGlobo #CalaBocaGalvaoeMaitê

FONTE: do blog "Os amigos do Presidente Lula"  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/06/maite-proenca-diz-que-contexto-do.html).

Nenhum comentário: