sábado, 9 de agosto de 2014

POR QUE ISRAEL CONTINUA O MASSACRE EM GAZA?



Tanques de Israel em ataques na Faixa de Gaza [usados "em resposta" para matar "ativistas do Hamás terroristas" (inclusive centenas de mulheres e crianças) que reagem com paus, pedras e minifoguetes quase inofensivos à continua invasão e roubo de terras e fontes de água palestinas por Israel]




Por que Israel insiste em desrespeitar os direitos humanos?

"Israel segue bombardeando os palestinos na Faixa de Gaza, e não de forma inédita na história, promovendo com isso a morte de milhares de civis, incluindo crianças e mulheres. Sem qualquer tipo de preocupação, os israelenses se utilizam de grande força bélica para por em prática o seu plano expansionista, sua falta de respeito pela vida humana e demonstrar sua total falta de interesse em aceitar um Estado palestino.

Por Tayguara Ribeiro, da redação do portal "Vermelho"

Mas de onde vem a força israelense? Por que, de forma tão escancarada, Israel desrespeita resoluções da ONU e os direitos humanos sem qualquer preocupação com a repercussão mundial ou com algum eventual julgamento no TPI (Tribunal Penal Internacional)?

O que torna Israel tão autoconfiante é o apoio de alguns países, seja por meio de investimentos financeiros, seja pela conivência demonstrada através do silêncio. O que já era público e notório, na sexta-feira (8), se transformou em deboche, acinte, com aqueles que discordam do massacre, quando o próprio governo israelense admitiu o respaldo que vem recebendo.

O embaixador do país na Itália, Naor Gilon, em entrevista à ANSA (agência de notícias italiana), agradeceu o silêncio dos Estados Unidos, da União Europeia, Canadá e de alguns outros países com os crimes cometidos na Faixa de Gaza. Gilon afirmou que Israel não se sentiu, em nenhum momento, isolado por conta dos ataques que faz ao povo palestino.

"Além disso, a Itália adotou uma posição semelhante à da União Europeia. Eu notei isso durante uma reunião com o chanceler italiano, Federica Mogherini, antes do início da operação terrestre contra Gaza", disse o embaixador. "O governo de Matteo Renzi (primeiro-ministro italiano) tem mostrado uma atitude muito positiva e amigável para Israel. Seu ministro das Relações Exteriores nos apoiou".

Só para destacar as consequências desse respaldo recebido pelo país, de acordo com um relatório da ONU, divulgado segunda-feira (4), 84% das vítimas das atrocidades do regime israelense em Gaza são civis. Grande parte da comunidade internacional, incluindo muitos veículos de comunicação, não condenaram veementemente a agressão militar de Israel contra os palestinos, ignorando, inclusive, a morte de mais de 400 crianças até agora. Pelo menos [1.932] palestinos já foram mortos e mais de 9.811 pessoas ficaram feridas por conta dos ataques sistemáticos a civis."


FONTE: escrito por Tayguara Ribeiro, da redação do portal "Vermelho", com informações da "Hispain TV"   (http://www.vermelho.org.br/noticia/247291-9).[Legenda da 1ª foto e mapa acrescentados por este blog 'democracia&política']

Nenhum comentário: