segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

"NÃO DISCUTIR IMPOSTOS SOBRE RIQUEZA É LOUCURA", diz o francês Piketty




"Não discutir impostos sobre riqueza é loucura", diz Piketty


"No Brasil, a simples menção a um aumento nos impostos é garantia de turbulência para o governo. No caso do tributo sobre grandes fortunas, previsto na Constituição, e jamais aplicado, o tema só foi lembrado nas eleições de 2014 por partidos como PSOL e PSTU. Nos países desenvolvidos, cujas fortunas chegam a superar em seis vezes a renda nacional, a criação de taxas para limitar os ganhos de capital já começou. Em 2012, a França aprovou uma alíquota de 75% sobre as maiores riquezas do país.

Não à toa, trata-se da terra natal de Thomas Piketty, economista alçado ao status de celebridade após entrar para a lista dos autores mais vendidos do "New York Times" por seu livro "O Capital No Século XXI", lançado no Brasil pela editora "Intrínseca".

De passagem pelo Brasil, o pesquisador concedeu uma entrevista à revista "CartaCapital". Simpático, fez questão de reiterar inúmeras vezes a necessidade de os países adotarem impostos mais onerosos às grandes fortunas para impedir a acumulação crescente dos 10% mais ricos no planeta.

A dificuldade em debater o aumento dos impostos sobre riqueza e patrimônio no Brasil o surpreende. "Não discuti-los no Brasil é uma loucura. Todos os países têm impostos sobre herança muito superiores ao brasileiro. Você não precisa ser de esquerda para defender essa medida. Por acaso Angela Merkel ou David Cameron são de esquerda?", indaga, em referência a presidenta da Alemanha e o primeiro-ministro inglês.

"A limitação da concentração é a saída para fazer da propriedade privada algo temporário", diz. "É como dizer: 'Você é o dono, mas não para sempre. Se você continuar investindo e trabalhando, poderá manter essa propriedade. Se mantiver seu capital parado, iremos distribuí-lo.".

Afinado com a realidade política e econômica brasileira, Piketty defende o aumento de impostos sobre as heranças no País, até 10 vezes inferiores aos da Alemanha e dos Estados Unidos, e critica o grande volume de tributos indiretos, a alta taxa de juros e a falta de transparência nos dados da Receita Federal para grandes fortunas. "

FONTE: do portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/256538-1).

Nenhum comentário: