terça-feira, 9 de junho de 2009

É COINCIDÊNCIA

SITUAÇÃO 1

Empresa: Airbus
Fato: Um avião despenca do céu com 228 passageiros a bordo.
Possível reação: Três dos principais jornais da França -- Le Monde, Le Figaro e Liberation -- começam a investigar a empresa.
Reação: Não aconteceu

SITUAÇÃO 2

Empresa: Smithfield Foods
Fato: Suspeita-se que o vírus da gripe suína tenha surgido em uma instalação da empresa, que está entre as três maiores do mundo na produção de alimentos, depois da Archer Daniels Midland e da Tyson Foods.
Possível reação: Três dos principais jornais dos Estados Unidos -- Wall Street Journal, New York Times e Washington Post -- começam a investigar a empresa.
Reação: Não aconteceu

SITUAÇÃO 3

Empresa: Petrobras
Fato: Maior empresa do Brasil, batendo recordes de faturamento e lucro, é bem sucedida na exploração de petróleo mais complicada do mundo -- em águas profundas, tornando-se referência internacional.

Reação: Três dos principais jornais do Brasil -- Folha, O Globo e Estadão -- colocam alguns de seus principais recursos profissionais e materiais para investigar a empresa, produzindo manchetes garrafais sobre tudo e qualquer coisa.

Como já escrevi neste site, que a Petrobras seja investigada. Pelo TCU, pelo Ministério Público, pela CPI, pelos jornais.

Mas não é estranho que os três jornais tenham decidido fazer isso ao mesmo tempo?

Será que isso tem a ver com a CPI que faz parte da campanha de José Serra?

Será que os editores acordaram um dia, decidiram tomar café da manhã no mesmo lugar e copiaram a pauta um do outro?

Qual é o fato causador? Uma plataforma que afundou? Perdas gigantescas para os cofres públicos?

PS: Se eu entrevisto alguém, acredito que o entrevistado tem direito de divulgar as perguntas e as respostas que deu em qualquer circunstância e a qualquer tempo. Assim como quero para mim o direito de divulgar as perguntas que me são feitas e as respostas que eu der. Simples assim.

PS2: Para o Tony -- O que eu quis dizer, se não fui claro, é que seria de se esperar que os principais jornais dos Estados Unidos e da França investigassem a Airbus e a Smithfield Foods. Há motivos para isso. Mas a Petrobras? Três jornais se dedicarem a investigá-la ao mesmo tempo? Existe um motivo específico? Ou se atira para todo o lado, como está acontecendo? É por acaso? É combinado? Combinado com quem?”

FONTE: site “Vi o Mundo”, do jornalista Luiz Carlos Azenha, em 08/06/2009.

Nenhum comentário: