quarta-feira, 17 de junho de 2009

PIG (*) IGNORA SUCESSO DE LULA NO EXTERIOR E A NOVA FORÇA DO BRASIL

“O PiG (*) ignorou que o plenário da Organização Internacional do Trabalho tenha aplaudido Lula de pé, ao tratar da xenofobia.

Mereceu mais destaque um discurso de Fernando Henrique Cardoso na cidade de Cotia, a convite do prefeito Carlão Camargo.

O tema de FHC, para variar, foi a “Reforma do Estado” - ou seja, como a urubóloga Miriam Leitão, o Farol de Alexandria ainda acredita no “Consenso de Washington”.

O Farol vai acabar em comício do Partido Republicano no interior do Texas…

Mal sabe ele, o pseudo-cosmopolita, que o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner

Mas, sabe como é, em Cotia, o Sol gira em torno do FHC…

No New York Times de hoje, a reunião dos BRICs, na cidade de Escaterimburgo, na Russia, é assunto de primeira página, no alto

Saiu no New York Times:

“Leaders of some of the world’s most powerful economies gathered Tuesday to discuss how they can exert more control over the global financial system as it takes its first wobbly steps toward recovery.

Yet not an American or Western European was in the bunch.

The first summit meeting of the so-called BRIC group — Brazil, Russia, India and China — was intended to underscore the rising economic clout of these four major developing countries and their demand for a greater voice in the world.”

(Líderes de algumas das economias mais fortes do mundo se reúnem a partir desta terça-feira para discutir como podem exercer mais controle sobre o sistema financeiro global … Nenhum americano ou europeu foi convidado. A primeira reunião dos BRICs tem o objetivo de ressaltar a crescente força econômica destes quatro – Brasil, Rússia, Índia e China – países em desenvolvimento e sua aspiração a mais poder no mundo.)

O presidente Lula assinou um artigo hoje, no Valor sobre a reunião de Escaterimburgo.

O jornal da Folha (**) e do Globo tratou o artigo com o destaque de um press-release.

Escondido, numa página par, embaixo.

“O comércio entre nós (BRICs) cresceu 500% desde 2002. Isso ajuda a explicar porque hoje geramos 65% do crescimento global, o que faz dos BRIC a principal esperança para uma rápida recuperação da recessão global… Ninguém falará pelos fracos e vulneráveis a não ser que eles próprios se unam, ” – diz o presidente Lula.

Pena que ele não tenha dirigido a mesma capacidade de análise a uma estratégia para enfrentar os males do PiG (*) à democracia brasileira.

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista

(**) Folha é aquele jornal da “ditabranda”, do câncer do Fidel, da ficha falsa da Dilma, de Aécio vice de Serra, e que nos anos militares emprestava os carros de reportagem aos torturadores.

FONTE: site “Conversa Afiada”, do jornalista Paulo Henrique Amorim, em 16/06/2009.

Nenhum comentário: