ORÇAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS
"Paralelamente às alterações jurídicas, o Ministério da Defesa trabalha na elevação do orçamento das Forças Armadas. Jobim vem se reunindo há três meses com parlamentares de todos os partidos a fim de pedir apoio do Congresso para o aumento dos recursos da Defesa.
8º LUGAR NA AMÉRICA DO SUL
Segundo levantamento do ministério, apresentado aos parlamentares no ano passado, o Brasil estava em 8º lugar na América do Sul na relação gastos de Defesa ante o total do Orçamento dos países - à frente apenas do Paraguai e da Bolívia. Se a relação for o gasto proporcional ao PIB, o Brasil, em 2008, estava em 6º lugar, atrás de Uruguai, Guiana, Colômbia, Chile e Equador, que liderava esse ranking. Estava melhor que Bolívia, Paraguai, Peru, Venezuela, Suriname e Argentina, que vem em último lugar.
COM AS AQUISIÇÕES DE ARMAMENTO PREVISTAS, O BRASIL ALCANÇARÁ EM 20 ANOS O 4º LUGAR NA AMÉRICA DO SUL
Hoje, o Brasil gasta 1,7% do PIB com defesa. A Estratégia Nacional de Defesa propõe que esse volume aumente 0,75% em 20 anos, para chegar a 2,45% do PIB - ainda será menos do que Equador, Chile e Colômbia já investem."
FONTE: com base em reportagem do "O Estado de São Paulo" de hoje (06/11) [exceto título e subtítulos, colocados por este blog].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário