segunda-feira, 15 de março de 2010

AMÉRICA DO SUL DÁ SALTO [DE TARTARUGA] EM COMPRA DE ARMAS

"Levantamento mostra que aquisições de países da região aumentaram 150% nos últimos cinco anos; no mundo, aumento foi de 22%. [Apesar da sua dimensão geográfica e econômica muito maior] o Brasil é [ainda, insignificantemente] o 3º comprador sul-americano, atrás de Chile e Venezuela, [mesmo que] alavancado [pelo fato e] por ideia de país como potência global, avalia especialista

As compras de armas pela América do Sul cresceram 150% nos últimos cinco anos na comparação com o período entre 2000 e 2004, enquanto no mundo o aumento foi de 22%, mostram dados apresentados hoje pelo Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Estocolmo (Sipri).

O salto é maior do que o de qualquer outra parte do planeta. Ainda que as aquisições sul-americanas continuem sendo uma parcela [infinitamente] menor do total global, o instituto mostra "preocupação" com o rápido crescimento e com o que que vê como "indícios claros de comportamento competitivo" -um país reagindo à compra por outro.

Tensões fronteiriças históricas ou recentes não são o único fator a pesar para essa aceleração. "O Brasil em particular tem ligado desenvolvimento com a ideia de que é preciso adquirir uma força militar mais moderna para [ter ao menos um mínimo de capacidade de defender seu patrimônio] e tornar uma potência global, como o presidente Lula tem enfatizado nos últimos anos", disse por telefone Mark Bromley, especialista do Sipri na região.

Os dados, detalhados à Folha antecipadamente, tomam como base as encomendas de armas convencionais pesadas que foram entregues (e não apenas solicitadas) para cada país, o que cria expectativa de que o avanço persista.

O Brasil foi o terceiro comprador de armas da região e o 30º do planeta no período em foco, atrás do Chile (rival histórico do Peru e 13º comprador global) e da Venezuela (o 17º, constantemente em tensão com a Colômbia desde que Hugo Chávez e Álvaro Uribe [em aliança com o Departamento de Defesa dos EUA] chegaram ao poder em Caracas e Bogotá). Em seguida vêm exatamente Peru e Colômbia.

No quinquênio anterior, o país era o maior comprador da América do Sul e o 24º do mundo. Mas isso não significa que se gastou menos. Apenas que outros governos transformaram palavras em atos, e que tensões domésticas no sudeste da Ásia, em países como Malásia e Indonésia, catapultaram essa parte do mundo para um lugar mais alto da lista.

"As importações de armas pelo Brasil se mantiveram estáveis nos últimos dez anos, mas o volume global subiu", afirmou Bromley. Apesar do avanço dos vizinhos, nenhum deles manteve trajetória tão perene quanto a brasileira.

"Com as encomendas que o Brasil tem feito mais recentemente, como os caças do projeto FX-2, que renovará a frota da FAB, é provável que o país suba no próximo ranking", afirma o especialista.

Falta de confiança

O pesquisador aponta ainda para a necessidade de maior transparência nas transações de Defesa no subcontinente ("o histórico da América Latina aí ainda é volúvel") e de medidas que reforcem a tíbia confiança entre governos.

Ele ressalta, no entanto, que parte desse salto se deve ao fato de as compras terem ficado praticamente congeladas na região nos anos 80 e 90 [época de governos neoliberais submissos aos EUA e às demais grandes potências militares. Nesse período, prevalecia a doutrina imposta pelos EUA, de a América Latina não ter capacidade de defesa, com as suas Forças Armadas apenas suficientes para manter a ordem interna e o patrimônio das multinacionais aqui instaladas].

No bolo global, a fatia sul-americana ainda é pequena -a América, EUA inclusos, adquiriu só 11% dos novos armamentos nesse intervalo [nesse bolo "inclusos os EUA", a fatia sul-americana é desprezível nesse percentual de 11%]. A Ásia e a Oceania, líderes, compraram 41% (a entidade não dividiu a tabela por subrregião, nem forneceu dados suficientes para o cálculo).

A lista é encabeçada pela China, que tem gradualmente renovado seu arsenal para se equiparar a outras potências e recebeu 9% das armas do planeta. Em seguida vêm países com questões de fronteira como Índia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Grécia. Israel [fortemente envolvido na sua invasão militar da desarmada Palestina] é o sexto, e os EUA, com o poder bélico há muito consolidado, são os oitavos. O Irã é o 29º, e a Rússia, a 80ª.

De todas as entregas no período, 27% foram de aeronaves militares. Os americanos continuam sendo os principais vendedores de armas, com 30% da oferta mundial, seguidos pela Rússia (23%). A China é apenas o nono, mas os pesquisadores chamam atenção para seu papel ascendente."

FONTE: reportagem de Luciana Coelho publicada hoje (15/03) na Folha de São Paulo [adendos entre colchetes colocados por este blog].

P.S. Também publicado hoje (15/03) na Folha de São Paulo:

"ARMAMENTO É PARA DEFESA DE FRONTEIRAS E PRÉ-SAL

O investimento brasileiro em armas não é uma reação a ameaças regionais, mas sim a forma de o país "defender suas fronteiras, as reservas do pré-sal e a Amazônia", disse ontem o chanceler Celso Amorim, em Jerusalém. Por isso, "é uma bobagem" dizer que o Brasil tenta não ficar atrás da Venezuela em gastos militares. Questionado se o aumento dos gastos é uma questão de prestígio no cenário global, ele disse que "o que credencia o Brasil [no exterior] é a sua capacidade de diálogo".

5 comentários:

Probus disse...

Ops, faço duas ressalvas:

Nossas Forças Armadas estavam, e estão, sucateadas e desatualizadas. Agora é que começamos a reestruturá-la e, olhe lá.
Tal qual, TODA a América Latina está com seus armamentos desatualizados. Só quem está bem preparado e armado é o USA-Boy Álvaro Uribe e seu IV Frota. Ha ha ha ha

A única ameaça na América Latina é a INGERÊNCIA imperial oriunda do norte do continente, o piratão-mor.

E o que interessa hoje em dia é Poder de Dissuação. Que só vale para quem tem o U-235 enriquecido, que o diga Kim Jong-il. Ha ha ha
Na Revisão da TNP a gente se vê Gates!!!

A gang latina está presente em quem apoia Porfirio Lobo e o Álvaro Uribe e, que está no "congresso" argentino, equatoriano e paraguaio e brasileiro. E não, em Caracas.

América Latina: Venda de armas russas ultrapassa E.U.A.

A Federação da Rússia tornou-se o maior fornecedor de equipamento militar a países latino-americanos, superando os Estados Unidos da América entre 2008 e 2009. No entanto, o Tio Sam interfere no Brasil, nos programas de modernização militar? Se a Força Aérea Brasileira, declarou que prefere o Sukhoi SU-35 BM, porque é que Brasília pondera outras alternativas?

http://port.pravda.ru/russa/28890-0/

http://port.pravda.ru/russa/28890-1/

A um ano atrás no Portal do Luiz Nassif, um tal de Cesar A soltou uma imbecilidade, queria ver agora o que ele acha do que falou e o Nassif, que postou.

A parceria com os russos

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/06/16/a-parceria-com-os-russos/comment-page-1/

Vai ver que "pensaram" que o Senhor Presidente da Rússia Dmitri Medvedev era um MENTIROSO.

Sabemos muito bem quem promete e não cumpre.
Sabemos muito bem quem deve e não quer pagar e, ainda se acham VÍTIMAS, que o diga a Retaliação Brasileira na OMC contra o subsídio covarde ianque que afeta, principalmente, a sofrida e carente comunidade AFRICANA.

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
Concordo. Há muita consonância entre os seus comentários e as minhas observações entre colchetes colocadas no texto da postagem.
Maria Tereza

Probus disse...

Oi Maria Tereza, indico:

Rússia foi a pioneira dos Direitos da Mulher

Segunda-feira 8 de Março é o 100º aniversário do Dia Internacional da Mulher, um feriado nacional na Rússia (desde 1965) comemorando as vitórias notáveis das mulheres para garantir os direitos humanos apesar de constantes restrições.

http://port.pravda.ru/news/russa/08-03-2010/29063-russia_direitos_mulher-0

8 de Março: Como pensam as mulheres russas?

Clara Zetkin, socialista alemã, teve uma ideia há cem anos de transformar os ideais das mulheres num dia internacional para lutar pelos direitos das mulheres, e depois de um tempo, foi transformado em um feriado de Primavera - 8 de Março - também conhecido como Dia Internacional da Mulher.

http://port.pravda.ru/russa/08-03-2010/29060-marco_dia_mulher-0

Mulheres ocupam lugares cada vez mais importantes

Cada vez mais mulheres estão tomando posições de nível sênior no mundo dos negócios russo - de acordo com uma pesquisa feita pela PWC e Direção Associação Russo nas vésperas do Dia Internacional da Mulher.

http://port.pravda.ru/news/russa/08-03-2010/29064-mulheres_lugares-0

Retrato da Mulher russa no Dia das Mulheres

"A mulher russa já não acredita que seu estatuto social depende de um casamento. Aproximadamente um terço das crianças nascem para cônjuges não registradas, ou uma mãe solteira"

http://port.pravda.ru/news/russa/29062-1/

Probus disse...

Oi Maria Tereza, vê como o Lula trabalha.

Lembro a você que é a Ucrânia que está na Base Espacial de Alcântara:

Relaçoes Rússia-Ucrânia mais próximas

O Primeiro-ministro russo Vladimir Putin se reunirá com seu homólogo ucraniano Mykola Azarov em Moscovo, em 25 de março, o secretário de imprensa de Putin, disse na terça-feira.

http://port.pravda.ru/news/russa/23-03-2010/29138-relacoes_russia_ucrania-0

Maria Tereza, isso NÃO saiu nem em AGÊNCIA DE NOTÍCIAS, quanto mais, na MÍDIA:

Rússia ajuda vítimas do terremoto no Chile

Nas últimas 24 horas, 16 pessoas foram tratadas e um total de 44 operações foram efectuadas. Além das intervenções cirúrgicas, assistência foi prestada a 203 pessoas, 11 nas últimas 24 horas.

http://port.pravda.ru/news/russa/21-03-2010/29112-russia_chile-0

Maria Tereza, lembro a você que Jobim estava na Índia semana passada com o Putin, e a Marinha Brasileira quer o BraHmos do Gunga Din:

Missil BrahMos testado com sucesso

A Marinha da Índia testou com sucesso o míssil BrahMos, resultado de uma operação conjunta entre a Índia e a Federação Russa.

BrahMos é um míssil cruzeiro supersónico anti-navios. Foi lançado de um tapete de lançamento vertical e atingiu o alvo na Bahia de Bengala. Tem alcance de quase 300 km e pode carregar uma ogiva de 300 kg..

Atinge uma velocidade de três vezes mais do que o Tomahawk, nomeadamente Mach 2,8 e pode atacar alvos no terreno de uma altitude de 10 m.

http://port.pravda.ru/news/russa/21-03-2010/29113-brahmos-0

Maria Tereza, isso TAMBÉM não saiu na MÍDIA.
Como deve mesmo dizer o Kremlim: EU NUNCA VOU TE ABANDONAR.

Acordo Alfandegário Rússia-Cuba

Foi assinado o primeiro acordo alfandegário entre a Federação Russa e a República de Cuba na sexta-feira passada, de acordo com as declarações de Vladimir Malinin, sub-director do Serviço Federal da Alfândega da Federação Russa.

http://port.pravda.ru/russa/21-03-2010/29123-acordo_russia_cuba-0

Probus disse...

Oi Maria Tereza, o capetalismo indica Roberto Shinyashiki e o Drauzio Varella para curar dores...

Eu prefiro abrir a ferida e jogar sal e cima!!

A luta política pelo Socialismo

Friedrich Engels: "o modo de repartição depende essencialmente da quantidade de produtos a repartir"

http://port.pravda.ru/sociedade/cultura/22-03-2010/29127-luta_socialismo-0


O Pensamento de Lenin

"A análise concreta da situação concreta é a alma viva, a essência do marxismo."

Vladimir Ilyitch Ulianov - Lênin (1870-1924)

http://port.pravda.ru/news/busines/10-03-2010/29073-pensamento_lenin-0