Apesar de em janeiro a indústria sempre ter menor faturamento do que em dezembro, em relação a janeiro do ano passado houve crescimento de 7,7%.
Nº de horas trabalhadas e emprego também aumentaram, em relação ao mesmo mês de 2009.
"O faturamento da indústria caiu 17,3% em janeiro em relação a dezembro, de acordo com pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Pelo índice dessazonalizado, o faturamento apresentou queda de 3,6%.
Nas duas comparações, é a maior queda para meses de janeiro da série histórica, que se inicia em 2005. Em relação a janeiro do ano passado, porém, houve crescimento de 7,7%.
"O mês de janeiro é historicamente de queda do faturamento da indústria também pela menor atividade industrial no mês", afirma nota da confederação.
O número de horas trabalhadas também caiu 1% em relação a dezembro pelo número real e 0,6% pelo dessazonalizado. Na comparação com janeiro de 2009, porém, há crescimento de 3,8%.
Apesar da queda no faturamento e no emprego, houve aumento no emprego em 1,4% em relação ao mês anterior, 2% sem efeitos de sazonalidade. Em relação a janeiro de 2009 o aumento foi menor, de 1%.
A utilização da capacidade instalada ficou em 76,3% em janeiro, contra 80,1% em dezembro."
FONTE: reportagem de LORENNA RODRIGUES, da Folha Online, publicada hoje (04/03) no portal UOL [título e duas primeiras frases colocadas por este blog].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário