domingo, 14 de março de 2010

"GLOBO" REPERCUTE "VEJA" E DEMITE LULA DA ONU

"O dia em que Ali Kamel contratou e demitiu o presidente Lula

por Luiz Carlos Azenha

A campanha de 2010 está em andamento. Como já escrevi, anteriormente, repete o padrão de 2006: denúncias vazias na revista Veja, devidamente repercutidas pelo Jornal Nacional de sábado e em seguida replicadas pelos jornais O Globo, Folha e Estadão.

O objetivo é erguer uma cortina de acusações que vinculem o presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores a comportamentos criminosos e/ou radicais.

Nesse balaio cabem promessas supostamente não cumpridas e condenações por associação. Cabem rumores, boatos e meias-verdades.

É uma forma de evitar o crescimento da candidatura de Dilma Rousseff na classe média e, especialmente, entre o eleitorado paulista: José Serra precisa desesperadamente de 70% dos votos de São Paulo para ter chance de vitória.

Ele pode não crescer com as denúncias, mas evita o crescimento de Dilma. Pelo menos é o que espera o consórcio PSDB/DEM/Globo/Folha/Estadão/Veja.

Eu disse que qualquer factóide será explorado para “criminalizar” o comportamento do governo, do presidente Lula e da ministra Dilma. Desde a menção a um triplex presidencial inacabado na boca de William Bonner, no Jornal Nacional, à repercussão de uma falsidade plantada por um colunista de um jornal da Flórida, o Miami Herald.

Assim como o Juan Arias, correspondente do jornal espanhol El Pais, o colunista Andres Oppenheimer, do Herald, faz parte do que poderia ser definido como o braço internacional do PIG, o Partido da Imprensa Golpista inventado pelo deputado Fernando Ferro e popularizado no Conversa Afiada pelo Paulo Henrique Amorim.

Em uma coluna recente, em que lamentou a posição adotada pelo presidente Lula em relação a dissidentes cubanos, Oppenheimer especulou: “Presidente do Brasil para secretário-geral da ONU? Esperamos que não”.

A fonte do colunista foi uma nota da revista Veja sem qualquer base factual: Lula seria candidato a secretário-geral da ONU depois de deixar o governo.

Foi em cima deste boato, portanto, que Oppenheimer disse esperar que a inexistente candidatura de Lula não dê certo.

Pois a “notícia” entrou na reportagem do Jornal Nacional que repercutiu as declarações de Lula sobre Cuba. O JN disse que o Miami Herald era um jornal de uma cidade onde havia muitos exilados cubanos, destacou o título do comentário de Oppenheimer e traduziu.

Ou seja, baseado em um boato publicado na revista Veja, repercutido por um colunista de opinião do Miami Herald, o diretor de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel, contratou e demitiu o presidente Lula do cargo de secretário-geral das Nações Unidas!"

FONTE: escrito pelo jornalista Luiz Carlos Azenha e postado hoje (14/03) em seu portal "Vi o mundo" [título colocado por este blog].

3 comentários:

Danniel Oliveira disse...

ah é? e se fingir de morto quando presos políticos pedem ajuda ao Sr. Lula é denúncia infundada? um presidente que anda de mãos dadas com o presidente do irã e da venezuela não merece NUNCA, JAMAIS se candidatar a presidência da Onu. Parabéns ao consórcio que você citou.

Unknown disse...

Sr Danniel,
Realmente, concordo que a ONU é desprestigiada pelas grandes potências militares. Por maior valor que o mundo reconheça em Lula, ele não pode infringir certas regras das relações internacionais. Por exemplo, ele não pode passar por cima do governo dos EUA e ajudar os presos políticos muçulmanos na Ilha de Cuba, em Guantánamo. Não pode diretamente envolver-se na defesa dos "dissidentes rebeldes" que sofrem torturas na prisão iraquiana de Abu Ghraib. Não pode unilateralmente aliar-se aos "rebeldes terroristas" palestinos que lutam contra a invasão militar israelense e ocupação das suas terras e fontes de água.
Maria Tereza

J. S. disse...

O segundo capítulo dessa criação de fatos por tal consórcio foi ontem... Hilário... Enquanto no Legislativo Mineiro se discute o ressentimento do povo mineiro contra José
Serra que deu uma rasteira em Aécio, os jornais paulistas (coloquemos a BAND no grupo, neste caso) divulgaram ontem que Aécio é pré-candidato ao Senado e que toda Minas Gerais está com Serra. Sinto informar, mas essa é uma verdade que ainda não corresponde aos fatos. [se é que isso é possíve fora do jornalismo -"verdade"]. José Serra corre o risco de perder o páreo para Dilma, não pelos méritos dela, que em Minas certamente ela não ganharia, mas por se fingir de peixe morto com seus próprios "aliados". Nas palavras dos deputados mineiros: "minas está ressentida com Serra", e a imprensa rio-paulistana tem muito trabalho pela frente!