domingo, 7 de março de 2010

GOLPE EM MARCHA?

Trecho do artigo de Gilberto Maringoni: "O que querem Globo, Folha e Veja?", sobre o "1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão", realizado pelo Instituto Millenium em São Paulo, na segunda-feira, 1º de março. O autor é jornalista e cartunista, doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP).
Foi publicado no site "Carta Maior" e no portal "Vermelho" (ver a íntegra nesses sites em nossa lista "Recomendamos"):

(...) "Articulações desse tipo são geralmente danosas à democracia. Sempre que ficam carentes de representações, as classes dominantes (chamemos as “elites” por seu nome real) entram no jogo institucional de forma truculenta e atabalhoada. Buscam impor sua vontade a ferro e fogo, uma vez que as regras do convívio político não lhes interessam mais. Seus impulsos são sempre pela ruptura dessas regras. Pelo golpe.

Foi o que aconteceu na Venezuela, em 2002. Com a falência dos partidos de direita e com a avassaladora legitimidade do governo Hugo Chávez, as oligarquias locais – em associação com a Casa Branca, com a cúpula das forças armadas e com a grande mídia – partiram para a ignorância. E se deram mal.

Não é pouca coisa a afirmação do ex-filósofo Roberto Romano, durante o Fórum do Instituto Millenium: “O aspecto ditatorial do Plano Nacional dos Direitos Humanos passaria em branco, não fosse o descontentamento manifestado pelos militares”. Logo quem o professor de Ética (!) invoca como paladinos da democracia...

A tática golpista vingará por aqui? Pouco provável, pois seus defensores encontram-se isolados. O destempero exibido por alguns palestrantes durante o evento – notadamente Romano, Jabor, Reinaldo Azevedo, Marcelo Madureira, Sidnei Basile, Denis Rosenfield e Demetrio Magnoli – é uma patente demonstração de seu reduzido apoio social.

No entanto, não se pode subestimar essa turma. Como interpretar a delirante intervenção de Arnaldo Jabor, ao dizer que “a questão é como impedir politicamente o pensamento de uma velha esquerda que não deveria mais existir no mundo”? Como chegar a tal objetivo se não pela quebra da democracia?"

2 comentários:

Helder Melo disse...

É, só que o sumiço da grana do bancoop é fato OBJETIIIIVO. Para isso, os analistas que escrevem literatura fantástica feito você não tem resposta.

Unknown disse...

Prezado Helder Melo,
Sugiro a leitura da nossa postagem de 07/03 intitulada "A ficha suja do promotor do caso Veja-Bancoop". Com esse tipo de raciocínio e argumentação, concordo: não devo responder seu comentário.
Maria Tereza