segunda-feira, 29 de março de 2010

IRÃ PEDE O INADMISSÍVEL

AS POTÊNCIAS OCIDENTAIS QUEREM DURAS SANÇÕES CONTRA O IRÃ PELA CONJECTURA DE, EVENTUALMENTE, NO FUTURO, OS IRANIANOS QUEREREM DESENVOLVER ARMAS NUCLEARES

CONTUDO, CONSIDERAM INADMISSÍVEL QUALQUER MENÇÃO, INSPEÇÃO OU RECRIMINAÇÃO À ATUAL PRODUÇÃO DE ARMAS ATÔMICAS POR ISRAEL e GRANDES POTÊNCIAS. O IRÃ, AO PEDIR ISSO, AFRONTA ISRAEL E OS EUA (e a nossa 'grande mídia').

"Irã pede desarmamento nuclear de Israel e do resto do mundo

Bangcoc, 29 mar (EFE).- O Irã exigiu hoje o desmantelamento do arsenal nuclear de Israel e do resto do mundo e defendeu o direito ao enriquecimento de urânio para usar a energia atômica com fins civis e pacíficos.

"O Irã reivindica o desarmamento nuclear no mundo, em particular no Oriente Médio, e a eliminação do arsenal nuclear de Israel", declarou o parlamentar iraniano Mohamed Hassan Aboutorabifard na Assembleia da União Interparlamentar realizada em Bangcoc.

"A República Islâmica do Irã continuará com suas atividades nucleares pacíficas", ressaltou o deputado. Segundo ele, o país cumpre com as cláusulas do Tratado de Não-Proliferação.

Tanto Europa quanto Estados Unidos defendem mais sanções internacionais contra Teerã pela recusa do regime iraniano em aceitar as propostas de enriquecimento de urânio no exterior para em seguida devolvê-lo ao Irã.

As novas sanções contempladas por Washington e seus aliados incluiriam uma proibição total de certas transações comerciais com o Irã."

FONTE:
divulgado hoje (29/03) pela agência espanhola de notícias EFE e postado no portal UOL [título e primeiros dois parágrafos adicionados por este blog].

3 comentários:

Probus disse...

As riquezas do Irã em gás natural: EUA miram a principal energia do mundo futuro

"Mas o que mostra o partenariado CNPC-Irã é que o gás natural é prêmio principal que será essencial para a economia do mundo, e especificamente o fluxo de duas vias deste combustível para o Leste e Oeste da Ásia Central rumo à Europa e à China.

Michael Economides, editor do Energy Tribune de Huston é um dos numerosos observadores da indústria que está convencido de que o gás natural ultrapassará o petróleo como a principal fonte primária de energia, não apenas nas próximas décadas como ao longo dos próximos vários séculos.

Ele destaca a recente previsão da International Energy Agency (IEA), com sede em Paris, que reviu dramaticamente em 100 por cento as suas estimativas das reservas globais de gás natural. Economides atribui este enorme aumento a rápidas melhorias tecnológicas em extrair de campos de gás até agora inacessíveis. Afirma que a IEA estima quantidades de gás natural para 300 anos de abastecimento da atual procura mundial. "Se alguém simplesmente fantasiar quaisquer contribuições futuras de ordens de grandeza dos maiores recursos na forma de hidratos de gás, é fácil ver como é quase certo que o gás natural evolua até ser o primeiro combustível da economia mundial", acrescenta.

http://port.pravda.ru/busines/24-03-2010/29150-riquezas_ira-0

Probus disse...

A inércia e a letargia parecem ter fim!!

"A Turquia compartilha uma fronteira de 380 quilômetros com o Irã e ele é um parceiro importante, especialmente no setor de energia. Quando avaliamos nossas relações, não devemos ignorar isso", afirmou Erdogan.

Ele também levantou dúvidas sobre os resultados de três rodadas anteriores de sanções mais brandas contra o Irã.

Numa aparente referência velada a Israel, o líder turco referiu-se a outro país na região que possuía armas nucleares.

"Somos contra as armas nucleares em nossa região. Mas há outro país na nossa região que tem armas nucleares? Sim há. E ele foi submetido a sanções? Não", afirmou Erdogan.

Os ufólogos dizem: - Não estamos sós!!

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
Pertinentes e ricos em dados, os seus comentários.
Maria Tereza