sábado, 6 de março de 2010

MELHORAM AS CONTAS PÚBLICAS DA UNIÃO

"Embora se refira a um período curto, são auspiciosos os resultados das contas públicas da União, Estados e municípios referentes ao mês de janeiro, divulgados na semana passada.

O superavit primário do setor público -economia de receitas deduzidas as despesas com funcionalismo, custeio da máquina e investimentos- atingiu R$ 16,2 bilhões no primeiro mês do ano, quase o dobro do obtido em dezembro de 2009. É o segundo melhor resultado para o mês de janeiro desde 1991, quando a série foi iniciada.

A poupança de recursos no mês foi suficiente até para gerar superavit nas contas públicas em termos nominais, ou seja, houve sobra mesmo depois de computadas as despesas com juros e amortização da dívida, o que é pouco usual.

Essa melhora do desempenho fiscal é especialmente importante num momento em que o mercado busca um consenso em relação à real capacidade de o governo cumprir os objetivos fiscais estabelecidos para este ano. O resultado indica maior probabilidade de que a meta de superavit primário, de 3,3% do PIB, seja atingida sem a necessidade de ginásticas contábeis semelhantes às adotadas em 2009. (...)

FONTE: 1ª parte do editorial da Folha de São Paulo de hoje (06/03).

Nenhum comentário: