terça-feira, 16 de março de 2010

PETROBRAS DESCOBRE PETRÓLEO NA COSTA DE SERGIPE


Descoberta de petróleo na Bacia de Sergipe

A Petrobras informa a descoberta de nova acumulação de petróleo leve em reservatórios localizados na Bacia de Sergipe, após conclusão da perfuração do poço exploratório 3-PRM-12-SES, na área de Piranema, na seção pós-sal. O volume de petróleo economicamente recuperável é estimado em 15 milhões de barris.

O poço exploratório foi perfurado no extremo norte da área de concessão de produção de Piranema, a cerca de 28 km do litoral do Estado de Sergipe, em profundidade de água de 800 metros.

A descoberta foi realizada em reservatórios areníticos do pós-sal e está localizada a 2.693 metros de profundidade. Estimativas preliminares indicam a presença de petróleo leve (44 graus API), em reservatórios com boa espessura e excelentes condições permo-porosas, confirmadas pelos dados obtidos até o momento.

Aproveitando a completa infraestrutura de produção e escoamento já instalada na área, a Companhia estuda a possibilidade de interligar o poço 3-PRM-12-SES à plataforma de produção, que já opera no Campo de Piranema. A descoberta será objeto de avaliações adicionais para melhor entendimento do reservatório e perfuração de um segundo poço produtor.

A descoberta é fruto da estratégia exploratória de intensificar os trabalhos próximos a campos em produção (PLANÓLEO), a exemplo do que foi feito nos campos de Pampo e Barracuda em 2010 e visa a aproveitar a capacidade das instalações existentes, diminuir os custos de produção e agilizar a produção de novos volumes de óleo."

FONTE: publicado hoje (16/03) no blog "Fatos e Dados", da Petrobras.

8 comentários:

Probus disse...

Parabéns Sergipe!!!

Qualquer dia brotará o óleo negro em terras pernambucanas.

Por falar em Sergipe, acho que a Usina Nuclear deve ir para lá também, boa sorte!! Merece!!!!

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
Quanto mais Estados pobres forem "premiados", melhor para diminuir as desigualdades regionais de renda.
Maria Tereza

Probus disse...

Ops, quando eu falei "terras"... eram "águas" pernambucans... Ha ha ha ha

O problema vai ser se achar em Fernando de Noronha que, na realidade, é do Rio Grande do Norte... Ha ha ha

Bom, mas quanto a Usina Nuclear, eu sei muito bem o que é uma Base de Calcário e o quanto água doce é fundamental. Li uma bobagem que será POlÍTICA a instalação da futura beneficiadora. Olha: Usina Nuclear, a tal "POLÍTICA" NUNCA será a frente da questão TÉCNICA. Conheço a área da região calcária do Vale do São Francisco, onde se encontra o Rio da Integração Nacional, que, portanto, poderá ser o maior beneficiado. Então uma nesta região, já é uma CARTA marcada. Portanto, queremos nossa ELETRONUCLEAR!!! E Caitité e Santa Quitéria é pertinho daqui!!!

Industrias Nucleares do Brasil e Grupo Galvani vão explorar urânio e fosfato no Ceará

http://dialogospoliticos.wordpress.com/2009/07/20/industrias-nucleares-do-brasil-e-grupo-galvani-vao-explorar-uranio-e-fosfato-no-ceara/





no Vale do Rio São Francisco

Probus disse...

Vez ou outra a gente encontra uma pérola dessa:

O pré-sal e a contradição principal na condução macroeconômica
Elias Jabbour

Na vida existem momentos em que um acontecimento pode gerar um turbilhão de coisas, necessidade de discussão e a própria relação consigo mesmo. Na política e na economia, idem. Parece que o Brasil vive mais um momento desses.

http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=3017&id_coluna=17

Unknown disse...

Prezado "Probus" (Eugênio)
Concordo. Instalar usina nuclear em algum lugar é decisão estratégica (por exemplo, para estimular o desenvolvimento de determinada região), mas, principalmente, econômica. Os custos (inclusive solo adequado, águas disponíveis, linhas de transmissão etc) devem ser compensados pelos benefícios para a economia da região e do país. Se é o caso do Ceará, ótimo!
Maria Tereza

Probus disse...

Ops, bem, como falei:

As Bases de Calcário e Água Doce são fundamentais, tecnicamente, cientificamente, racionalmente, para instalação de uma beneficiadora. O que eu não aceito é POLITIZAR a instalação. Visto, ser questão de SOBERANIA.

Onde existem Bases de Calcário combinando com Água Doce, eu bem sei onde é. Sergipe e Bahia estão se posicionando porque possuem os fatores primordiais.

Independente de ser uma região pobre ou rica, a Usina Nuclear tem que beneficiar o local "ao qual ela se beneficia", independente se é uma região pobre ou rica. O que contará, racionalmente, é onde a Eletronuclear se certifica que é o LOCAL recomendável.
Por isso eu comento sobre ONDE são os locais e, quais são. Lembro que as usinas que são REFRIGERADAS com Água Salgada, não são recomendáveis. Portanto, quanto ao Ceará, lá não tem água doce...

Apostos minhas fichas na Bahia (onde tem a Usina de Sobradinho) e Sergipe (Onde tem a Usina de Xingó). Como Minas Gerais tem fatores preponderantes, incluo-a também.

VEJA que mapa legal:

Usina nuclear na Bahia http://www.atarde.com.br/infografias/infografico.jsf?id=1527807

Bahia disputa central nuclear que vai gerar 7 mil vagas de emprego
http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=1523623

Mitos e verdades sobre a produção de energia nuclear
http://e-sergipe.net/2010/02/25/usina-nuclear-em-sergipe-ii-mitos-e-verdades/

Sergipe tem condições técnicas de abrigar usina nuclear
http://e-sergipe.net/2010/02/22/sergipe-tem-condicoes-tecnicas-de-abrigar-usina-nuclear/

Deda diz que Sergipe é melhor para central nuclear
Os planos do governo são de construir até seis usinas na região
http://portalexame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/marcelo-deda-diz-sergipe-melhor-local-nordeste-abrigar-central-nuclear-538305.html

Imagina este MEU BraSil, que nem nasceu ainda, cair de novo, em erradas mãos??

Viva o povo brasileiro!!

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
Obrigada pelas informações adicionais. Expressei-me em tese, conceitualmente. Não conheço a realidade das regiões e de suas condições propícias ou não para usinas nucleares.
Espero, como você, que a escolha seja feita por critérios técnicos e econômicos. Não político-partidários.
Maria Tereza

Probus disse...

Oi Maria Tereza,

Fico pensando... Fernando de Noronha já foi da Espanha... Ha ha ha

E eu vi uma hoje:

"O Rio ficou mal acostumado com este royalties. Desde o Brasil colônia que os brasileiros investem no Rio. Petroquímicas, refinarias, siderúrgicas (sem ter mineração), e as sedes de estatais que deveriam estar em Brasília estão lá.
O petróleo está em território da união... É a UNIÃO a produtora, é ela quem pesquisa, quem desenvolve, quem extrai, quem distribui o óleo, de origem de seu território e, tudo isso com dinheiro de TODOS os brasileiros e não é justo. Embora venham a ganhar muito mais do que antes, face ao descomunal volume dessas reservas petrolíferas, mostra a ganância e o egoísmo do ser humano no seu mais decadente nível, ou então sobretaxar a energia que vai de Itaipu pro RJ, afinal se o petróleo é deles, a energia hidrelétrica é do Paraná, muito justo, não?"