quarta-feira, 10 de março de 2010

PETROBRAS INFORMA NOVA DESCOBERTA DE PETRÓLEO


"Petrobras informa nova descoberta no pré-sal da bacia de Santos

A Petrobras comunicou à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) nova descoberta no bloco BM-S-9, na camada pré-sal da bacia de Santos. A estatal não informou detalhes acerca dos novos indícios de petróleo e gás que foram achados.

No BM-S-9, estão situados prospectos como o de Carioca, Iguaçu e Guará. Neste último, a estatal relatou um volume de 1 bilhão a 2 bilhões de reservas recuperáveis. Nas demais áreas, não foram informados volumes. Estimativas do mercado apontam para gigantescas reservas nessas demais regiões, mas a Petrobras jamais confirmou qualquer uma dessas especulações.

A Petrobras é a operadora do bloco, com 45% de participação, e tem como sócios o grupo britânico BG (30%) e a espanhola Repsol (25%).

Além de Iara, a Petrobras fez estimativas para apenas duas descobertas no pré-sal da bacia de Santos. Ambas estão situadas no bloco BM-S-11. Segundo a estatal, a área de Tupi tem entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo e gás. O prospecto de Iara, ao norte de Tupi, tem entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris de petróleo e gás."

FONTE: reportagem de CIRILO JUNIOR, da Folha Online, publicada hoje (10/03) no portal UOL.

2 comentários:

Probus disse...

"Além do projeto da partilha, o modelo é composto pelas propostas que criam a Petro-Sal, o fundo social e prevê a capitalização da Petrobras. Todos foram enviados ao Senado. Segundo Jucá, o presidente assinou os pedidos de urgência das propostas sobre o fundo e a capitalização da estatal. O projeto que cria a Petro-Sal já tramita no Senado com urgência constitucional.

"Para a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), as prioridades da base aliada devem ser a aprovação do regime de partilha e da capitalização da Petrobras.
Não tem cabimento fazer novos leilões sem definir se vai ser concessão ou partilha", comentou à Reuters a senadora.

"A questão da capitalização da Petrobrás não dá mais para a gente segurar, porque é a questão dos investimentos da empresa. Todo o plano de investimento da Petrobrás está dependendo da capitalização."

A Petrobras todo ano anuncia seu plano de investimento para os próximos cinco anos nos primeiros meses do ano, ou mesmo no último mês do ano anterior. Este ano, a empresa está tendo que esperar a decisão sobre a capitalização para incluir os recursos que serão conseguidos.

A expectativa é de que o caixa da empresa receba cerca de 35 bilhões de dólares apenas com a subscrição dos acionistas minoritários. O plano vigente, para o período 2009-2013, prevê investimentos da ordem de 174,4 bilhões de dólares, e a expectativa do mercado é de que essa soma suba significativamente por conta dos projetos no pré-sal.

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
Obrigada por enriquecer a informação.
Há enormes interesses atuando com seus lobbies. Desde grandes petrolíferas estrangeiras e seus respectivos Estados, até ambições miúdas, municipais ou partidárias.
Espero que, por sorte, o Brasil não seja prejudicado.
Maria Terza