sexta-feira, 5 de novembro de 2010

FATURAMENTO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA EM 2010 É O MAIOR DA HISTÓRIA, APONTA CNI

“Nunca a indústria brasileira teve um faturamento real tão elevado na história. Segundo a série histórica apresentada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o indicador atingiu 120,3 pontos em setembro, com ajuste sazonal, superando o índice de março deste ano, de 119,6 pontos, recorde histórico até então.

Os números demonstram a vitalidade do crescimento da indústria brasileira em 2010, que já superou os efeitos da crise e não mais se encontra em recuperação, mas em crescimento. Em relação ao índice pré-crise, o avanço é de 5,9%.

No terceiro trimestre, o faturamento cresceu 3,9% ante o trimestre anterior e, mesmo em caso de não apresentar mais ganhos nos meses seguintes, a indústria já garantiu uma alta de 9,3% em 2010 na comparação com o ano anterior.

Outro indicador que vem apresentando crescimento contínuo no ano é o emprego na indústria, que já supera em 2% o índice pré-crise. Também se levando em conta a série histórica com ajuste sazonal, no qual o índice atingiu 111,5 pontos, o resultado é recorde.

Na avaliação do deputado André Vargas (PT-PR) a boa aceitação do governo Lula, expressada nas urnas com a eleição de Dilma Rousseff , se deve exatamente ao contínuo crescimento da economia brasileira, com distribuição de renda. "A indústria brasileira é apenas um dos setores que tem apresentado resultados recordes no governo Lula. Foi exatamente por isso, que saímos bem deste processo eleitoral. As pessoas começam a perceber que a política econômica adotada por este governo é acertada e isso reflete diretamente na vida dos brasileiros, com aumento de renda e geração de empregos", explicou o parlamentar, que integra a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara.

A expectativa, segundo André Vargas, é de que esse crescimento virtuoso continue latente, uma vez que a presidente eleita já assumiu compromisso de manter esse modelo de desenvolvimento, que agrega crescimento econômico com distribuição de renda. "Vamos trabalhar pela consolidação do Brasil como potência. Esse é compromisso de campanha de Dilma", afirmou.

SETEMBRO

Na comparação de setembro com agosto, o faturamento --já deflacionado-- cresceu 1,9%, descontando a influência dos fatores sazonais. Sem os ajustes, o crescimento foi de 2,9%.

Já no confronto com setembro do ano passado, o crescimento do faturamento real foi de 10%. No acumulado do ano até setembro, ante mesmo período de 2009, a alta no indicador foi de 11,3%, sinal de fôlego da atividade industrial, mas também da base fraca de comparação no ano passado.

A Utilização da Capacidade Instalada teve leve recuo ante agosto. Em setembro, a UCI foi de 81,9%, ante 82,2% no mês anterior. Em setembro de 2009, o resultado havia sido de 80,5%. Sem o ajuste sazonal, a UCI de setembro foi de 83,1%, ante 83,4% em agosto e 81,7% no mesmo mês do ano passado.

As horas trabalhadas recuaram 0,4% ante agosto, com ajuste sazonal, mas cresceram 7,4% na comparação com setembro do ano passado. No acumulado do ano, a alta é de 8%. Já no quesito emprego, houve avanço de 0,5% ante agosto e ganho de 7,1% na comparação com setembro de 2009. No ano, o emprego acumula ganhos de 5,3%.

A masa salarial real apresentou avanço de 1,1% na comparação com agosto, e ganhos de 6,8% ante setembro do ano passado. No ano, acumula alta de 6,1%. Já o rendimento médio real cresceu 0,5% em relação a agosto mas caiu 0,3% se comparado a setembro do ano passado. Nos primeiros nove meses de 2010, o rendimento médio real acumula alta de 0,7%.”

FONTE: publicado pela “Folha Online” e transcrito no portal do PT (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/economia-5/faturamento-da-industria-brasileira-em-2010-e-o-maior-da-historia-aponta-cni-28231.html).

Nenhum comentário: