quarta-feira, 3 de novembro de 2010
JORNAL NACIONAL BAJULA DILMA COM MEDO DA “LEY DE MEDIOS”
“No Brasil, mexer com o Mr Guerlain seria um ataque à liberdade da Judith.
O tratamento que o Casal 45 do jn dispensou à presidente Dilma Rousseff, na entrevista que se seguiu à da Record, foi chocante.
Antes, o Casal 45 desempenhou o papel de algoz e tratou Dilma com fúria.
Era “ou Serra ou nada” !
A ponto de a mulher cutucar o marido, em cena, para ser mais cortês na sessão de tortura à Dilma.
Ontem (01/11), não.
Tratou a presidente eleita a leite e mel, como se faz nos “Spirituals”.
O marido do Casal 45 já tinha dito um “me perdoe” ao Serra.
E, segunda-feira, com a mesma entonação adulosa, fez questão de observar que aquela entrevista era uma forma de a Dilma demonstrar respeito à liberdade de imprensa (da família Marinho).
Observação tão estulta quanto inapropriada.
A Dilma já disse e repetiu que prefere a Globo e a Veja, a última flor do Fascio, ao silêncio da ditadura.
E considera a liberdade escandalosa que a Globo e a Veja detêm hoje resultado, também, da luta que ela e outros – que não fugiram para o Chile – empreenderam contra a ditadura que a Globo e a Veja defenderam – com unhas e grana.
É muito pouco provável que a Presidente Dilma Rousseff se deixe encantar pela cortesia forçada do Casal 45 – e de seus patrões, subitamente encantados com a ex-guerrilheira.
Espera-se que a Presidente Dilma se lembre do que padeceu na mão do PiG (*).
Em que canal de televisão da França, digamos, se ouviria um apresentador de televisão (de feições patibulares) se referir a uma candidata a Presidente como “manda essa mulher calar a boca !” ?
Cabe lembrar que o direito à Comunicação é um bem do cidadão, assegurado pela Carta dos Direitos do Homem da Revolução Francesa.
A propósito, seria interessante se a Helena Chaves, feita Ministra da Comunicação pela Folha (*), desse à Presidente para ler na viagem a “ADIN por Omissão” com que o professor emérito Fábio Comparato pretende fazer o Congresso legislar sobre os capítulos da Constituição de 88 que tratam da Comunicação.
Aprovar uma “Ley de Medios” é dever de um presidente democrata.
Assegurar ao cidadão o acesso à informação objetiva, universal, com o sagrado direito de resposta.
Nenhuma campanha presidencial foi tão suja quanto a que empreendeu o José Serra, o candidato do aborto e da farsa da bolinha de papel.
Serra oscilou entre a calhordice e a sordidez.
Que isso fique claro, antes que ele entardeça.
E tudo com o apoio despudorado do PiG (**).
Ou não foi o Casal 45 quem trouxe o “perito” Molina para provar que Serra tinha sido vítima do atentado ao Duque de Sarajevo, com aquela mortífera fita de adesivo ?
A presidente Dilma não pode esperar os 45’ do segundo tempo para, enfim, descobrir que o PiG (**) é um atentado à democracia.
A propósito, o bom amigo Luiz Felipe de Alencastro enviou e-mail de Paris com texto do “Le Monde” com uma ação pontual do Conselho Superior dos Meios Áudio-Visuais.
Trata-se do órgão francês que põe em prática uma Ley de Medios.
É bom dar o exemplo da França, para a Judith Britto, presidente da ANJ, não dizer que isso é coisa de argentino.
Cadê a Judith Brito, por falar nisso ?, a auto-proclamada “líder da Oposição” ?
Vai levar o “perito” Molina para o Conselho de Tecnologia Aplicada da ANJ ?
O Conselho de Áudio-Visual vai punir o canal France 2 porque exibiu declaração do “perfumeiro” Jean-Paul Guerlain, que disse ter trabalho como “um negro” para produzir o perfume Samsara.
Guerlain chegou ao requinte de dizer que não tinha certeza se, de fato, os negros são capazes de trabalhar muito.
O Conselho de Áudio-Visual entrou em campo.
A punição pode ser a multa e, até, o fechamento do canal.
Vive la France !
FRANCE 2 MISE EN DEMEURE PAR LE CSA APRÈS LES PROPOS SUR LES “NÈGRES” DE JEAN-PAUL GUERLAIN
LEMONDE.FR avec AFP | 19.10.10 | 20h14 • Mis à jour le 20.10.10 | 09h59
"Le Conseil supérieur de l’audiovisuel (CSA) a adressé, mardi 19 octobre, une mise en demeure à France 2 pour “non-maîtrise de son antenne” après les propos racistes sur “les nègres” tenus par l’ancien parfumeur Jean-Paul Guerlain la semaine dernière, a annoncé l’autorité de régulation.
Interrogé vendredi 15 octobre par Elise Lucet, dans le JT de France 2, sur la création du parfum Samsara, Jean-Paul Guerlain avait répondu : “Pour une fois, je me suis mis à travailler comme un nègre. Je ne sais pas si les nègres ont toujours tellement travaillé, mais enfin…” (voir la vidéo sur le site de France 2). Le parfumeur avait présenté des excuses, dans un communiqué publié vendredi soir : “Mes paroles ne reflètent en aucun cas ma pensée profonde mais relèvent d’un dérapage hors de propos que je regrette vivement.”
La mise en demeure, adressée au groupe France Télévisions pour France 2, est le troisième niveau de réprimande du CSA qui peut adresser d’abord une simple lettre, puis une mise en garde et enfin une mise en demeure. Dans le cas où une deuxième mise en demeure pour le même manquement est adressée à une chaîne, une procédure de sanction est alors engagée. Les sanctions peuvent aller d’une simple amende à une suspension de l’autorisation d’émettre de la chaîne."
(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.
(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.”
FONTE: publicado no portal “Conversa Afiada”, do jornalista Paulo Henrique Amorim (http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/11/02/jornal-nacional-bajula-dilma-com-medo-da-ley-de-medios/).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário