quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MINO DESCREVE “O TRISTE FIM DE FHC”. FHC TOMA O SALVA-VIDAS DAS CRIANÇAS


FHC fez do Brasil quintal dos EUA (Bessinha, no dia dos Mortos)

“Na excelente edição extra da Carta Capital que chegou segunda-feira às bancas, há um artigo irretocável, excepcional de Mino Carta sobre o ocaso sombrio do “Príncipe dos Sociólogos”.

Se o Ciro Gomes conhece o fígado do Serra, Mino conhece as vísceras de Fernando Henrique.

O TRISTE FIM DE FHC – PROMOTOR E INTÉRPRETE DE UMA AMBIÇÃO EXAGERADA PARA UM PÁSSARO QUE NÃO VOA”.

Até parece que, na Presidência, cuidou de provar a sua teoria da dependência, pela qual o Brasil está destinado a ser em definitivo quintal dos EUA.”

Com Lula, uma rivalidade que vem de longe. Amizade sincera com Serjão. Já com Serra …”

Mino toca no nervo da relação Serjão-FHC e Serra, que um excelente repórter da Carta, Leandro Fortes, já desbravou, no livro “Cayman – o dossiê do medo”.

(Quem sabe a Fundação Ford não dá uma bolsa ao Leandro e ele conclui as investigações sobre esse furtivo dossiê ?)

Diz o Mino, com mortífera sutileza:

Não duvido que a amizade de FHC por Serjão fosse autêntica, totalmente sincera. Pois Serjão era um ser amoitado, por natureza, provavelmente o mais sábio do terceto. Não tinha o menor interesse em sair à luz do sol para se exibir. Com Serra, parece-me fácil imaginar que a amizade de FHC seja agulhada pela rivalidade. Latejante.”

O artigo de Mino sobre FHC é o perfil de um fanático da ambição.

Como Serra.

E como Serra, FHC é hábil em “trabalhar à sombra, em manobrar por baixo dos panos. FHC, contudo, sabe como manter intacto esse fluxo subterrâneo… FHC faz questão de aparentar tolerância e bonomia, mesmo em relação a quem abomina …

Serra, para Mino, não tem esse sutileza: é de “ódios precipitados, quando não daninhos para ele mesmo”.

A conclusão de Mino é genial.

Acompanhe amigo navegante.

Você não verá isso na imprensa brasileira, tão cedo:
E nas suas últimas falas, FHC age no seu melhor estilo, é o náufrago que exige o lugar no bote salva-vidas, em lugar de crianças, mulheres e velhos. São estes, aliás, os culpados pelo naufrágio, donde o privilégio que lhe cabe. Quanto a José Serra, que afogue”.

Sensacional.

A propósito, amigo navegante, vá à Folha (*) de terça-feira, na pág. Especial 7 (ele não vai apoiar mais candidato do PSDB que não o defenda).

FHC toma o bote dos velhinhos e quer que o Serra morra afogado.

(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.”

FONTE: escrito pelo jornalista Paulo Henrique Amorim e publicado em seu portal “Conversa Afiada” (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/11/02/mino-descreve-%e2%80%9co-triste-fim-de-fhc%e2%80%9d-fhc-toma-o-salva-vidas-das-criancas/).

Nenhum comentário: