sexta-feira, 12 de novembro de 2010

REAL MUITO VALORIZADO NÃO É BOM PARA O BRASIL, DIZ PRESIDENTE ELEITA


“O fato do Real ser a moeda mais valorizada entre as que estão representadas na reunião de cúpula do G20, em Seul (Coreia do Sul), não agrada à presidente eleita Dilma Rousseff e ela, em conversa com jornalistas na capital coreana, afirmou que algo terá que ser feito para contornar a situação, que na sua avaliação não é boa para o País. “Eu não acho bom, não. Vamos ter que cuidadosamente tomar todas as medidas possíveis (para evitar a valorização excessiva do Real)”, disse ela, ao chegar ao hotel onde está hospedada em Seul após um breve passeio pela cidade na manhã de quinta-feira (horário de Seul).

Ao ser questionada quais medidas poderiam ser tomadas, Dilma Rousseff citou Churchill:

Se eu tivesse medidas, não diria aqui… conhece aquela história do Churchill? Perguntaram para ele se tomaria uma tal medida. Ele diz: fala que não. Aí,ele toma a medida. E aí os repórteres dizem: “você disse que não tomaria tal medida…” e ele disse: “Tem certas medidas que a gente não confessa nem para nós mesmos…

A presidente eleita disse ainda que uma possível substituição do dólar por uma cesta de moedas a ser usada para reservas internacionais dos países e no comércio exterior não é uma questão de vontade, mas de negociação e acordo. “Se fosse (uma questão de vontade), seguramente já tinha sido feito”, afirmou, lembrando que há essa e outras propostas na mesa para debate, e que a melhor solução seria a não desvalorização do dólar.

Dilma afirmou também que ainda não está tratando da montagem do seu ministério nem da equipe econômica, e que só pretende falar sobre isso quando já tiver os nomes definidos. “Vou anunciar direitinho, não vou especular.

Sobre a reunião que teve quarta com o ministro dos transportes da Coreia do Sul, Dilma disse que as empresas coreanas interessadas em participar de obras no Brasil são bem-vindas. O ministro falou muito sobre as obras de infraestrutura que o seu país vem fazendo, disse a presidente eleita, como construção de aeroportos, rodovias e ferrovias. A Coreia do Sul é um dos países interessados em participar da licitação a ser realizada para a construção do trem bala brasileiro entre Rio de Janeiro e São Paulo.

A presidente eleita, que recebeu o presidente Lula em sua chegada ao Imperial Palace no início da tarde de quinta-feira, afirmou não estar a par das negociações para o aumento de salário de autoridades no Brasil, mas disse que algo terá que ser feito em relação aos salário de ministros, porque são muito defasados em relação ao mercado. “Caso contrário, não vamos ter gente para ser ministro no Brasil.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/real-muito-valorizado-nao-e-bom-para-o-brasil-diz-presidente-eleita/).

Nenhum comentário: