quinta-feira, 11 de novembro de 2010

REINO UNIDO APOIA O BRASIL PARA O CONSELHO DE SEGURANÇA

CORRIDA AO CONSELHO

“Um dia após Obama apoiar a Índia, "Telegraph" e "Financial Times" deram que o "Reino Unido apoia o Brasil para assento no Conselho de Segurança". O chanceler William Hague disse que seu país defende "reforma na ONU, inclusive um Conselho expandido com o Brasil como membro permanente".

Já o "China Daily" deu que a "China apoia reforma racional do Conselho", pedindo "paciência para obter consenso". E cobra "prioridade para a representação dos países em desenvolvimento".

O Council on Foreign Relations, dos EUA, avaliou que o anúncio de Obama "poderá ajudar a romper o embaraço que manteve a composição do Conselho atolada no mundo de 1945". Diz que, "além da Índia, os candidatos mais lógicos seriam Japão, Alemanha e Brasil -quatro grandes democracias".

Também a "Foreign Policy" defendeu "incluir não só a Índia, mas o Japão, a Alemanha e a Brasil", para ‘refletir melhor o verdadeiro equilíbrio de poder no mundo e tornar o órgão mais relevante’.”

FONTE: publicado na coluna “Toda Mídia”, de Nelson de Sá, na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1011201017.htm).

Nenhum comentário: