sábado, 6 de novembro de 2010

SERRA VAIADO EM PALESTRA NA FRANÇA POR CRITICAR LULA


SERRA CRITICA GOVERNO LULA E É INTERROMPIDO POR MANIFESTANTES EM PALESTRA NA FRANÇA

“O candidato derrotado à Presidência, José Serra (PSDB), acusou [na França] o presidente Lula de desindustrializar o país e adotar um "populismo" de direita em matéria econômica.

O comentário do tucano foi feito durante um seminário em Biarritz, sul da França, [em 04/11], sobre as relações entre a América Latina e União Europeia.

O ex-governador de São Paulo afirmou que o país está "fechado para o exterior" porque passa por um "processo claro de desindustrialização". Ele criticou os investimentos do governo federal e a alta carga tributária do país.

"É um governo populista de direita na área econômica", atacou Serra. Para o tucano, o presidente Lula exerce um "populismo cambial" e não tem um modelo econômico definido.

Segundo Serra, ele não pôde expor essas ideias do jeito que gostaria durante a campanha eleitoral, na qual foi derrotado pela candidata governista, Dilma Rousseff (PT).

"A democracia não é apenas ganhar as eleições, é governar democraticamente", disse.

O sistema de orçamento participativo, uma das marcas das administrações municipais do PT, na qual o contribuinte decide sobre a destinação de parte dos impostos, também foi criticado pelo candidato derrotado.

Serra também comentou as ações brasileiras na política externa. Ele acusou o país de se "unir a ditaduras como o Irã".

[VAIAS E ALVOROÇO]

[Por causa dessas críticas] nesse momento, o tucano foi interrompido [por vaias e] por um membro da Fundação Zapata, do México, que gritou "por que não te calas?", provocando alvoroço na sala.

A frase se tornou conhecida depois de o rei Juan Carlos, da Espanha, dirigi-la ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante a Cúpula do Chile, em 2008.”

FONTE: divulgado pela agência espanhola de notícias EFE e postado nos sites tucano/serristas "Folha.com" e "portal UOL" (http://www1.folha.uol.com.br/poder/826195-serra-critica-governo-lula-e-e-interrompido-por-manifestante-em-palestra-na-franca.shtml) [título, imagem e entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: