sábado, 12 de fevereiro de 2011
DIESEL: RESPOSTAS DA PETROBRAS AO “ESTADÃO”
“Referente à matéria “Diesel, combustível que mais polui, já responde por 53% das emissões de CO2″ (versão online), publicada sexta-feira (11/02) pelo jornal O Estado de São Paulo, e as respostas da Petrobras enviada ao veículo.
Pergunta [do 'Estadão']: Estamos fazendo uma matéria sobre os dados do relatório final do 1º inventário nacional de emissões veiculares, que está publicado no site do Ministério do Meio Ambiente. As informações mostram que o diesel é o combustível que mais contribui para as emissões de CO2 dos veículos do País, com 56% em 2009.
Gostaria de ouvir a Petrobras sobre o assunto. O que pode ser feito para reduzir as emissões de CO2 provenientes do diesel?
Resposta [da Petrobras]: Embora os motores do ciclo diesel tenham maior eficiência que os motores ciclo otto ( gasolina e etanol ) e, portanto, emitam menos CO2, a sua maior emissão em 2009 é decorrente da matriz de transporte que está centralizada no uso rodoviário, em que o diesel é o combustível de maior demanda.
Para redução das emissões de CO2 do diesel é necessária:
- Implementação de Programas de inspeção/manutenção. Com motores regulados o consumo de diesel irá reduzir. A Petrobras tem participado ativamente do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET) cujo objetivo principal é incentivar o uso racional dos combustíveis e, como consequência, a redução das emissões de CO2 e de material particulado.
- Renovação da frota de veículos pesados. Os veículos antigos consomem mais diesel e, normalmente, encontram-se em péssimas condições de manutenção, o que agrava a situação;
- Utilização do biodiesel, o que já está em andamento.
Pergunta: O diesel no Brasil ainda é considerado muito sujo, com muito enxofre, se comparado a países desenvolvidos. Como está o processo para melhorar a qualidade do diesel?
Resposta: O termo “diesel sujo” não é aplicável. A qualidade do diesel no Brasil está em sintonia com as regulamentações de emissões do Proconve e as suas especificações são discutidas na ANP com os fabricantes de motores e órgãos ambientais.
A Petrobras reafirma que a qualidade do combustível tem baixo impacto na composição da qualidade do ar, que é afetada por vários outros fatores tais como renovação, crescimento, idade média e estado de conservação da frota de veículos, tecnologia dos motores, condições de tráfego e planejamento urbano.
Testes realizados pela Petrobras mostraram que nos motores antigos, com mais de 10 anos de uso e que representam cerca de 40% da frota brasileira, eles são praticamente nulos, isto é, utilizar o diesel S-50 nestes motores não traz benefícios ambientais.
Nos motores atuais, com tecnologia P-5 ou EURO 3, o benefício é a redução de 10 a 15% na emissão de material particulado. O grande benefício ambiental será obtido com a introdução dos motores P-7 ou EURO 5, que reduzirão o material particulado em, no mínimo, 80%
A Petrobras tem trabalhado e investido na melhoria dos seus combustíveis e, em especial, no diesel. A Companhia investiu cerca de US$ 3,6 bilhões de 2000 a 2009 em unidades de hidrotratamento para redução do teor de enxofre do diesel. Até 2013 serão investidos cerca de US$ 6 bilhões para a produção do diesel S-10.
A Petrobras já está disponibilizando combustíveis menos poluentes desde 2009 para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, as regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife, Belém e Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Região Metropolitana de São Paulo.
Em janeiro de 2011, foi a vez de mais três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos) e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Em janeiro de 2012 o diesel S-50 será fornecido em postos selecionados de todo o País para os motores com tecnologia P-7 e em janeiro de 2013, a Petrobras fornecerá um novo diesel, com teor de enxofre ainda menor que o S-50, o diesel S-10.”
FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/?p=36163#more-36163)
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