sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PRESIDENTE DO EGITO RENUNCIA AO CARGO

Aos 82 anos, Hosni Mubarak renunciou ao comando do Egito após três décadas à frente da ditadura no país

Multidão toma as ruas do Egito. Vice, Omar Suleiman, também  cai. Exército assume o poder

DEPOIS DE 30 ANOS NO PODER, PRESIDENTE DO EGITO RENUNCIA AO CARGO

“Depois de 18 dias de protesto [da população] contra o governo do Egito, o presidente do país, Hosni Mubarak, de 82 anos, renunciou hoje (11) ao cargo. Ele passou quase três décadas no poder. A decisão foi anunciada em comunicado na rede estatal de televisão.

Após o anúncio de Mubarak, os egípcios reunidos na Praça Tahrir, que virou símbolo para as manifestações no Egito, e em vários locais do país, comemoraram. Os manifestantes prometeram que intensificariam os protestos, caso Mubarak insistisse em se manter no cargo.

Autoridades egípcias confirmaram que Mubarak e a família deixaram o Cairo pela manhã, em direção ao resort de Charm el-Cheikh no Mar Vermelho. O resort fica a 250 quilômetros do Cairo. Helicópteros foram vistos deixando a residência oficial do presidente na manhã desta sexta-feira.

Em Brasília, a Embaixada do Egito no Brasil informou que [ainda] não prestará esclarecimentos sobre a renúncia de Mubarak, nem sobre como será o funcionamento do governo provisório. De acordo com a assessoria da representação diplomática, quando houver alguma informação, ela será feita por meio de comunicado enviado aos veículos de imprensa por e-mail." (...)

FONTE: reportagem de Alex Rodrigues e Renata Giraldi publicada pela Agência Brasil com informações da Agência Lusa (edição: Juliana Andrade) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/home;jsessionid=AE80E5A40090D36381B2B60D4DD17E56?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3187052) [imagem do portal UOL, subtítulo do site "Carta Maior" e pequenas adaptações no texto inseridas por este blog].

Nenhum comentário: