sexta-feira, 4 de março de 2011

BRASIL É O 3º MELHOR ENTRE PAÍSES QUE JÁ ANUNCIARAM PIB, MOSTRA IBGE

“O desempenho da economia brasileira em 2010, com expansão de 7,5%, é o terceiro melhor entre países que já anunciaram o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) relativo ao ano passado. No ranking, divulgado ontem (3) pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil aparece atrás apenas da China, cuja economia cresceu 10,3% em 2010, e da Índia, com expansão de 8,6%.

Depois do Brasil, com expansões mais modestas, estão os Estados Unidos, cujo incremento na economia foi de 2,9%; nações europeias, como a França (1,5%) e a Alemanha (3,6%), além da Coreia do Sul (6,1%).

Pela mesma listagem, que inclui 16 nações, a média mundial ficou em 5,0% e os únicos países a apresentarem retração na economia no ano passado foram a Espanha (-0,1%) e Grécia (-4,5%).

O coordenador de Contas Nacionais do IBGE, Roberto Olinto, destacou que, embora tenham ficado nas três primeiras posições, o Brasil, a China e a Índia têm características econômicas extremamente distintas.

São três economias bem diferentes, com características de políticas de desenvolvimento diferentes, mas são países que estão crescendo, que têm potencial de se destacar no futuro”, afirmou.”

FONTE: reportagem de Thais Leitão publicada pela Agência Brasil (edição: Juliana Andrade) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3202649) [imagem do Google e gráfico do blog de Luis Favre adicionados por este blog].

Nenhum comentário: