terça-feira, 7 de junho de 2011

ONU QUE DÁ NA LÍBIA NÃO DÁ EM ISRAEL


Por Brizola Neto

“Em 1967 –há mais de 40 anos, portanto– o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução –a de número 242- que determinava a retirada de Israel dos territórios tomados à Síria e ao Egito na Guerra dos Seis Dias, ocorrida em junho daquele ano [Israel, com apoio total dos EUA, ignorou e desrespeitou até hoje aquela e demais Resoluções da ONU, e continua a invadir e ocupar mais terras dos palestinos].

Hoje, milhares de palestinos tentaram cruzar a fronteira de volta naquele seu território, ilegalmente ocupado por forças israelenses.

Não tiveram apoio aéreo da OTAN, nem mísseis ocidentais para protegê-los, como outros árabes, os rebeldes líbios, têm.

Não tinham nada, nem mesmo armas precárias.

Foram recebidos a bala pelos soldados israelenses, que dispararam rajadas de metralhadoras sobre a multidão.

23 palestinos morreram e 350 estão feridos.

Teremos alguns discursos na ONU, lamentando a perda de vidas. E o debate logo irá para como dividir o butim do petróleo líbio.”

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com/onu-que-da-na-libia-nao-da-em-israel/) [trecho entre colchetes adicionado por este blog].

9 comentários:

Darkkann disse...

o fato é que a imprensa esquarteja a noticia com requintes de crueldade nunca antes vistos. e atira os pedaços a massa de leitores e ouvintes. porque o bom senso parece não ter ainda provado que não é só doença que contagia, saude também contagia. - washington araujo

Unknown disse...

Darkkann,
Enigmático. A crueldade é somente da imprensa? Não é bom o contágio de saúde?
Maria Tereza

Darkkann disse...

bem, guerras eu não posso evitar. que a midia explore a imagem das vitimas trucidadas sim, porque é por mim, pela minha audiencia, que ela comete esse desrespeito. e se eu deixo bem claro que eu não concordo com esse tipo de apelação, talvez ela me ouça. ou não. talvez a sua insensibilidade fale mais alto.

Unknown disse...

Darkkann,
A mídia mundial, há 66 anos, publica, repetida e intensamente, a morte de judeus durante a 2ª GM. São cenas horripilantes. Não considero apelação. Foi fato. Considero, somente, que há "incompreensível" (?) parcialidade, pois não publicaram, até hoje, fotos dos milhões de ciganos e outras raças não caucasianas trucidados da mesma maneira naquele conflito. Por que também não publicam o cotidiano trucidamento dos palestinos, genocídio justificado cinicamente por toda a mídia como "em resposta" a atos de indevida resistência palestina contra a invasão e roubo de suas terras? Por que "chocaria" e seria "desrespeito", "falta de sensibilidade", eventual foto de um palestino trucidado? Da mesma maneira, a grande imprensa mundial é muito "ética" e não publica, censura com fina "sensibilidade" as cenas diárias de milhões de iraquianos e afegãos mortos por motivos torpes (petróleo, geopolítica etc).
Muito estranha essa visão unívoca.
Maria Tereza

Darkkann disse...

eu desconheço essa 'publicação sistematica' de imagens de judeus mortos na 2ª guerra. só vi algumas delas em documentarios. o que é bem diferente. filme a gente vai atras, lê a sinopse e assiste se quiser. da midia somos expectadores passivos, não sabemos o conteudo a qual seremos expostos.

eu venho a este blog pra ler noticias de 'democracia e politica' não pra ver fotos de cadaveres. se quisesse ver isso iria pra um site de necrofilia.

o restante do seu argumento se resume a velha retorica do 'se ele pode eu também posso'. assim voce se iguala aqueles que tanto critica.

Darkkann disse...

só pra reiterar, eu continuo achando um desrespeito a publicação de fotos de cadaveres, mesmo em sites de necrofilia. quem exibe esse tipo de conteudo eu duvido que ficaria feliz se outrem fizessem o mesmo com as fotos dos mortos da sua familia.

Unknown disse...

Darkkann,
Pelo que você diz, o "holocausto judeu" não foi noticiado em jornais e revistas no mundo [foi somente em filmes] nessas últimas seis décadas, ao contrário do grande "desrespeito de publicação de fotos de cadaveres" palestinos,
repetidamente, como se as publicações, inclusive este singelo blog, fossem "sites de necrofilia"...
Devo ter sonhado e postei sobre fatos inexistentes.
Passarei a pesquisar e observar, para testemunhar a veracidade dessa sua afirmação.
Se concluir ser verdadeira, prometo me redimir e somente publicarei postagens e fotos sobre morte de palestinos por Israel em quantidade igual à de reportagens sobre o holocausto judeu que eu tenha lido.
Maria Tereza

Darkkann disse...

não coloque palavras na minha boca, eu não disse que o holocausto não foi noticiado. mas das ultimas 6 decadas eu vivi apenas a 5ª e a 6ª e nesse periodo não me lembro de ter visto exposição de cadaveres de judeus em jornais ou telejornais, só em documentarios mesmo. porque ao contrario do voce pensa, é possivel fazer jornalismo criminal sem transformar a página policial num banquete para necrofilos.

mas se voce pretende continuar acreditando que os seus leitores tem as mesmas preferencias que voce, vá em frente, encha o blog de sangue e tripas, ele é seu. só lamento ter de deixar acessa-lo porque necrofilia não é o meu forte.

Unknown disse...

Darkkann,
Sei que expor danos do "outro lado" é inconveniente para muitos.
Nos EUA, foram praticamente autocensuradas por toda mídia cenas das atrocidades de suas tropas no Iraque. Abu Ghraib quase não foi notícia.
O mundo é assim.
Obrigada pelas visitas ao blog.
Boa Sorte.
Maria Tereza