“Cristina Kirchner tem votos suficientes para vencer as eleições presidenciais de 23 de outubro na Argentina já no primeiro turno. De acordo com pesquisas recentes, Cristina tem 44% das intenções de voto, 25 pontos à frente do candidato da ‘União Cívica Radical’ (UCR) Ricardo Alfonsín, com 19%. O ex-presidente Eduardo Duhalde tem 10%.
A legislação argentina prevê vitória no primeiro turno a partir de 40% da preferência e pelo menos dez pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado.
Apesar do cerco midiático contra a Casa Rosada, a oposição perde audiência a cada dia. Melhoras reais na oferta de emprego e no poder aquisitivo da população explicam a alta popularidade do governo. O prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, uma espécie de José Serra portenho, que era visto como o grande concorrente à direita, ficou isolado e desistiu da disputa ao fracassar na busca de alianças.
Em 2012 a América Latina terá outras duas eleições importantes: em julho, será a vez México, onde a rejeição a Felipe Calderón é de 49,5%. O presidente mexicano perde apoio desde agosto do ano passado, quando desfrutava índices de popularidade de 55,2%. Dois em cada três mexicanos acham que o governo está "perdendo o controle" da situação para ao tráfico e a violência. A centro esquerda volta a ter chances com Lópes Obrador.
Em dezembro de 2011, será a vez da Venezuela, numa eleição difícil para Chávez, mas sem favoritismo para a direita.
Com a vitória de Humala no Peru, a proclamada 'onda azul' sonhada pela direita latino-americana, após a vitória do neopinochetismo de Sebastán Pinera, no Chile, foi abortada.
Igualmente improvável torna-se a ampliação de um colar neoliberal no Pacífico (a partir do tripé conservador formado por Chile, Colômbia e México), capaz de estrangular a hegemonia progressista da UNASUL sob a âncora brasileira. A derrota de Keiko Fujimori, a provável vitória de Cristina e as dificuldades enfrentadas por Calderón sugerem dinâmica oposta.”
FONTE: cabeçalho do site “Carta Maior”, sábado (11) (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm) [imagem do Google adicionada por este blog].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário