terça-feira, 13 de novembro de 2012

A REDUÇÃO DA DESIGUALDADE NA AMÉRICA LATINA, segundo o Banco Mundial

O artigo é de Alfredo Zaiat, no jornal argentino “Página12”


“Buenos Aires - O documento do Banco Mundial “A diminuição da desigualdade na América Latina na década de 2000. Os casos da Argentina, do Brasil e do México” oferece análise oportuna para compreender o ciclo político aberto na região que setores conservadores combatem com perplexidade, porque têm poder econômico, os grandes meios de comunicação e, agora, também, capacidade de mobilização e vontade de orientar a agenda pública, mas não conseguem debilitá-lo, nem da gestão diária, nem na hora da contagem de votos. Não conseguiram até agora porque, em que pese o que afirmam representantes da direita e da esquerda, a maioria da população da América Latina, vilipendiada por décadas de neoliberalismo, hoje está melhor do que ontem.

A pesquisa que resultou no documento apresentada no mês passado pelo setor de “Pobreza, Igualdade e Gênero da América Latina e do Caribe”, do Banco Mundial, destaca que, dos 17 países para os quais há dados comparáveis, 13 experimentaram decréscimo na desigualdade com referência ao coeficiente de GINI, enquanto em outras partes do mundo (como na China, na Índia, nos Estados Unidos e na Europa), houve aumento.

No total dos 17 países estudados da região, o coeficiente de GINI para a renda per capita domiciliar passou de 0,530 em fins de 1990 para 0,497, em 2010 (indicador entre 0 e 1, onde o 0 corresponde à perfeita igualdade – todos têm as mesmas receitas – e onde o valor 1 é a máxima desigualdade). Os autores, Nora Lustig F. López-Calva e Eduardo Ortiz-Juárez observam que a magnitude desse declínio no coeficiente de desigualdade é muito relevante num continente marcado pela desigualdade. Eles mencionam que, em 11 desses 17 países, a diminuição da desigualdade na década de 2000 foi maior do que o aumento da década de 1990.

O caso da Argentina é o que apresenta mudanças mais perceptíveis, com a diminuição do coeficiente de GINI em 8,2% no período de 1992-2002, e a melhora de 9,0% no intervalo de 2002-2010, percentuais muito acima da média registrada no grupo dos 17 países. Nos anos posteriores, a melhora continuou, até chegar a 0,375% no primeiro trimestre deste ano.

O estudo do Banco Mundial indica que os motivos da desigualdade na América Latina estão ligados ao comportamento “das elites predadoras (a expressão aparece aqui: linked to state-capture on the part of predatory elites), às imperfeições do mercado de capitais, à desigualdade de oportunidades (em particular, em termos de acesso à educação de alta qualidade), à segmentação do mercado de trabalho e à discriminação contra as mulheres e os não-brancos”.

A região se destacou historicamente em comparação com o resto do mundo por ser o continente com a mais alta e persistente desigualdade de renda. Desde 2000, em coincidência com a irrupção de governos progressistas – em sua mais ampla definição -, a desigualdade começou a cair, segundo o documento do Banco Mundial. Esse processo permite compreender a adesão majoritária de setores vilipendiados a governos e a resistência oferecida pelas classes médias e altas influentes a estes.

A explicação dos pesquisadores da diminuição da desigualdade baseia-se em duas razões principais:

1) a diminuição da distância de renda entre trabalhadores qualificados e pouco qualificados; e
2) o aumento das transferências de renda do Estado aos pobres.

A redução da distância entre os rendimentos se deveu, principalmente, à expansão da cobertura na educação básica, que se deu ao longo das últimas duas décadas. A pesquisa menciona, também, que isso foi o resultado do desaparecimento do efeito da mudança tecnológica dos anos noventa, a qual demandava trabalhadores com habilidades específicas.

A análise particular da Argentina sugere que a expansão do emprego, pela forte recuperação econômica foi um aspecto importante, além da diminuição da desigualdade na renda dos trabalhadores. No Brasil e no México, o mesmo não ocorreu.

As transferências de renda do Estado para os pobres é o segundo efeito equalizador. No México, foi a expansão da cobertura do programa “Progresa/Oportunidades”, que implica a movimentação de dinheiro em espécie, abarcando algo em torno de 5,8 milhões de famílias, equivalente a 19% do total de famílias, em 2012. No Brasil, o programa “Bolsa Família” explica a queda da desigualdade de renda, ao ampliar para quase 30% da população brasileira o número de pessoas que recebem benefícios do sistema de seguridade social. De 1998 a 2009, o coeficiente de GINI diminuiu de 0.592 a 0,5537, o que representa melhora de 5,4%. Na Argentina, o programa de transferência de renda que atuou como potente redutor das desigualdades foi o “Plan Jefes e Jefas de Família desempregados”, depois da “Asignación Universal por Hijo” e da ampliação da cobertura previdenciária a pessoas em idade de aposentar-se sem as contribuições correspondentes.

Depois de analisar esses dois fatores equalizadores de renda que intervieram na primeira década do novo século na América Latina, os pesquisadores avisam que “o impulso redistributivo pode ser difícil de sustentar”. Embora o nível de formação tenha se tornado significativamente mais equitativo, o mesmo não se pode dizer da distribuição da qualidade da educação. “A experiência dos Estados Unidos deveria servir para a América Latina como uma advertência”, disseram, ao explicar que, nesse país, a desigualdade de renda aumentou significativamente desde a década de 1980, por conta da divergência entre a cobertura do sistema educacional e a sua qualidade, como credencial para a entrada no mundo do trabalho. A baixa qualidade da educação no nível secundário resultou em que muitos graduados no ensino médio não estavam “prontos para entrar na universidade”. O que não se detalha nessa pesquisa é que o ingresso nas universidades estadunidenses é restritivo, por conta do alto custo, assim como em várias universidades da América do Norte. Não é o que se passa na universidade pública na Argentina.

Para sustentar a igualdade ao longo do tempo, requer-se esforço permanente de redistribuição, por meio do investimento público progressivo e da tributação dos altos rendimentos. A experiência indica que a política fiscal progressiva é consistente com a prosperidade. Os governos latino-americanos que conseguiram romper com a histórica tendência de aumento da desigualdade na década de 2000 têm, então, o desafio de manter esse processo de avanço das condições materiais dos pobres, com gasto público e impostos progressivos e com melhora na qualidade dos serviços públicos, como a educação, chave para continuar o trânsito rumo a sociedades mais equitativas.”

Nota de tradução: entenda o coeficiente de GINI, segundo o IPEA:

"Mede o grau de desigualdade na distribuição da renda domiciliar per capita entre os indivíduos. O valor pode variar de zero, quando não há desigualdade (as rendas de todos os indivíduos têm o mesmo valor), até 1, quando a desigualdade é máxima (apenas um indivíduo detém toda a renda da sociedade e a renda de todos os outros indivíduos é nula). A divulgação é feita a partir do momento em que o IBGE publica os microdados de uma nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).”

FONTE: artigo de Alfredo Zaiat, publicado no jornal argentino “Página12”. Transcrito no site “Carta Maior” com tradução de Katarina Peixoto  (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21243). ) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

2 comentários:

Probus disse...

E ainda existem PERVERSOS que defendem 100% dos Royalties do Petróleo para a EDUCAÇÃO e, que o estado PIRATA do RIO de JANEIRO continue SAQUEANDO o resto do país. No BraZil o Robin Hood é avesso, oh my god, nunca veremos o FIM da Desigualdade Social e NUNCA teremos Equiparação Regional. Pois TUDO é POLARIZADO onde se CONCENTRAM as INFRAESTRUTURAS... esse SUL MARAVILHA é PARASITA, essa Política do Café Com Leite da Velha República é uma imundice crônica, quem me dera o BraZil ser dividido pro NORTE/Nordeste se tornar independente.

Nós, do NORTE/Nordeste, NÓS VAMOS CONSTRUIR a Usina de BELO MONTE, Feio MONTE, Lindo MONTE, e Maravilhoso MONTE, quer o SUL MARAVILHA queira, ou NÃO. O NORTE/Nordeste NÃO pode mais se submeter aos DESMANDOS do SUL MARAVILHA.

Por falar no SUL MARAVILHA, o que a IMUNDA Cúpula PETISTA de SÃO PAULO acha do ROBERTO GURGEL e, da CPI da PRIVATARIA TUCANA????????

Esse RUI FALCÃO é um PERIGO!!!

Unknown disse...

Probus,
Não sou tão radical, mas compreendo e endosso o conceito de urgente necessidade de redução das desigualdades regionais.
Maria Tereza