quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dilma fala sobre: TARIFAS DE ENERGIA ELÉTRICA, CRÉDITO EDUCATIVO E HORÁRIO DE VERÃO

No início de 2013 ocorrerá a maior redução nas tarifas de energia elétrica já registrada no Brasil, afirma Dilma


A presidenta Dilma Rousseff reafirmou na terça-feira (13), na coluna ‘Conversa com a Presidenta’, que a conta de luz ficará mais barata no próximo ano. Clarice Antonieta Torino, 62 anos, costureira de Mogi das Cruzes (SP), disse ter dúvidas a respeito da redução e perguntou à presidenta sobre os novos valores.

No início de 2013, a conta de luz ficará até 16,2% mais barata para as residências e até 28% para as indústrias, dependendo do nível de tensão. Será a maior redução nas tarifas de energia elétrica já registrada no Brasil (…). No ano que vem, Clarice, haverá sim a redução da conta de luz, o que trará menos gastos para as famílias e mais competitividade para nossas indústrias, que poderão oferecer produtos mais baratos para toda a população”, explicou.

Luiz Américo Godoy, 45 anos, professor em Lençóis Paulista (SP), disse à presidenta que gostaria de saber por que as instituições de ensino particulares não conhecem o “Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo” (FGEDUC).

O ‘Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo’ (FGEDUC) foi criado em 2010, e as universidades privadas ainda estão aderindo a ele. Mas, em menos de dois anos, 585 das 1.536 instituições de ensino superior que aderiram ao ‘Fundo de Financiamento Estudantil’, o FIES, também aderiram ao FGEDUC. E o número de estudantes beneficiados cresceu 279%, indo de 49.245, em 2011, para 186.734 até outubro deste ano. O Fundo foi criado para auxiliar estudantes que queiram financiar suas mensalidades com o FIES, mas não possuem garantias para cobrir o empréstimo. O FGEDUC garante o empréstimo desses estudantes e dispensa a apresentação de fiadores (…). O Ministério da Educação tem atuado junto às instituições privadas de ensino superior, para divulgar e incentivar a adesão ao Fundo”, disse.

A presidenta também respondeu pergunta de Jaime Câmara Magalhães, 56 anos, transportador escolar rural de Jataí (GO) sobre o horário de verão.

O horário de verão é relevante não só pela economia de energia que proporciona, mas principalmente por deslocar o horário do pico de consumo. Ao longo do ano, o pico de consumo normalmente ocorre entre 18h e 20h, mas quando adiantamos os relógios em uma hora, diluímos esse consumo até as 22h (…). Para minimizar os impactos sobre as pessoas, escolhemos com cuidado e com antecedência a data para iniciar e encerrar o horário de verão e não o implantamos em todo o país. Mas o horário de verão, adotado no Brasil há mais de sete décadas, e há quase um século em outras nações, é importante para o Brasil e, por isso, precisa ser mantido”, afirmou.”

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/no-inicio-de-2013-ocorrera-a-maior-reducao-nas-tarifas-de-energia-eletrica-ja-registrada-no-brasil-afirma-dilma/#more-52430).

Nenhum comentário: