Aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo
Índice de pontualidade é superior aos 85%, considerado satisfatório por entidade europeia
Por "Agência PT"
"Os aeroportos das cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol, que atendem a 90% dos passageiros em trânsito no País, registraram nos últimos dias índices de pontualidade iguais ou superiores à média internacional.
Para o órgão de controle da União Europeia, o Eurocontrol, são considerados satisfatórios índices de pontualidade de até 85%.
Melhor que a média internacional, os aeroportos de São Paulo, cidade onde ocorreu a abertura do torneio, registraram atrasos em apenas 10,8% das chegadas e 9,5% das partidas, e nenhum cancelamento no Aeroporto de Guarulhos.
Nenhum voo pousou com atraso e apenas 3% decolaram fora do horário previsto em Congonhas. Já o aeroporto de Viracopos, em Campinas, registrou 4,2% de atrasos na chegada e 4,25% de atrasos na partida, da meia-noite de quinta-feira as 12 horas de sexta.
Mesmo com movimento muito acima da média para o período, o Aeroporto Internacional de Salvador (BA), registrou atraso em apenas 12,75% das chegadas e 12,8% das partidas. Somente na quinta-feira (12), mais de 31 mil pessoas passaram pelo aeroporto da capital baiana, que recebeu na manhã seguinte voos fretados por torcedores da Espanha e Holanda para o jogo que acontecera no mesmo dia.
Em Cuiabá, capital mato-grossense que recebeu o jogo entre Chile e Austrália, o índice de atraso foi de 14,9% nos pousos e 13,4% nas decolagens.
Mesmo com forte a chuva que caiu em Natal (RN), que forçou certa lentidão nas operações, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante teve índice de atraso de 12,3% em chegadas e partidas.
Elogios
Índice de pontualidade é superior aos 85%, considerado satisfatório por entidade europeia
Por "Agência PT"
"Os aeroportos das cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol, que atendem a 90% dos passageiros em trânsito no País, registraram nos últimos dias índices de pontualidade iguais ou superiores à média internacional.
Para o órgão de controle da União Europeia, o Eurocontrol, são considerados satisfatórios índices de pontualidade de até 85%.
Melhor que a média internacional, os aeroportos de São Paulo, cidade onde ocorreu a abertura do torneio, registraram atrasos em apenas 10,8% das chegadas e 9,5% das partidas, e nenhum cancelamento no Aeroporto de Guarulhos.
Nenhum voo pousou com atraso e apenas 3% decolaram fora do horário previsto em Congonhas. Já o aeroporto de Viracopos, em Campinas, registrou 4,2% de atrasos na chegada e 4,25% de atrasos na partida, da meia-noite de quinta-feira as 12 horas de sexta.
Mesmo com movimento muito acima da média para o período, o Aeroporto Internacional de Salvador (BA), registrou atraso em apenas 12,75% das chegadas e 12,8% das partidas. Somente na quinta-feira (12), mais de 31 mil pessoas passaram pelo aeroporto da capital baiana, que recebeu na manhã seguinte voos fretados por torcedores da Espanha e Holanda para o jogo que acontecera no mesmo dia.
Em Cuiabá, capital mato-grossense que recebeu o jogo entre Chile e Austrália, o índice de atraso foi de 14,9% nos pousos e 13,4% nas decolagens.
Mesmo com forte a chuva que caiu em Natal (RN), que forçou certa lentidão nas operações, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante teve índice de atraso de 12,3% em chegadas e partidas.
Elogios
A recepção brasileira tem sido elogiada pela cordialidade e eficiência. Segundo a Secretaria de Aviação Civil, da Presidência da República, o tempo médio de permanência das delegações estrangeiras nos aeroportos de todo País foi de 44 minutos.
Das 31 seleções que estão em solo brasileiro, 12 viajaram em voos comerciais. As seleções e equipes técnicas levaram em média 17 minutos no procedimento de alfândega. França e Equador passaram pela imigração em seis e oito minutos, respectivamente, enquanto a Inglaterra demorou 10 minutos para passar pelas Receita Federal e Polícia Federal.
“O aeroporto do Rio foi mais rápido e fácil que nos Estados Unidos. Aterrissamos, passamos pela alfândega e pegamos nossas malas em um total de 32 minutos”, disse o norte-americano Alexi Lala, ex-jogador de futebol e membro do "Hall da Fama do esporte", na última terça-feira (10).
“Meu segundo aeroporto na Copa e tudo funcionando às mil maravilhas!”, publicou o empresário Bob Wollheim, criador do festival "youPix" e executivo do "Grupo ABC de Comunicação".
O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus também elogiou os novos aeroportos brasileiros. “Outro bom, prático e eficiente aeroporto brasileiro. Chegando em Congonhas ”, disse em sua conta no twitter.
“De um amigo, piloto internacional da TAM: O novo aeroporto de Brasília é mais bonito e eficiente do que o de Nova York”, escreveu o blogueiro Ailton Medeiros.
“Primeira vez no novo aeroporto de Brasília! Ficou muito bom”, publicou o cantor Bruno Gouveia no twitter da banda "Biquíni Cavadão".
O Ministério do Turismo e a Secretaria de Aviação Civil comemoram os resultados registrados pelos dois setores com o início da Copa do Mundo.
FONTE: escrito por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias (http://www.pt.org.br/aeroportos-brasileiros-estao-entre-os-mais-pontuais-do-mundo/).
COMPLEMENTAÇÃO
Dados sobre os aeroportos brasileiros:
INVESTIMENTO TOTAL
2011 a 2014 - R$ 11,3 bilhões (Infraero e concedidos)
PÁTIO
Construção de 1,4 milhão de m² de novos pátios; aumento de 37% com relação ao início de 2011 (equivalente a 167 campos do Maracanã), com a criação de mais de 270 vagas de estacionamento para aviões comerciais nos principais aeroportos do país. Confins triplicou sua área de pátio, passando de 113 mil m² em 2011 para mais de 360 mil m². Em Curitiba, o crescimento foi de 71%, passou de 84 mil m² para 144 mil m².
PONTES DE EMBARQUE
Os aeroportos brasileiros ganharam 65 novas pontes de embarque (39% a mais), e mais 34 serão entregues até o fim do ano (acréscimo de 60%). Brasília passou de 13 pontes para 30, de 2011 para 2014.
TERMINAIS DE PASSAGEIROS
Em 2011, era 1,1 milhão de m². Em junho de 2014, foi de 1,5 milhão de m². No fim de 2014, a área total será de mais de 1,7 milhão de m² (47% a mais). Os aeroportos concedidos dobraram sua área de terminal até junho de 2014. No fim de 2014, o aumento será de 139%. O novo terminal de Guarulhos tem o mesmo tamanho que os três já existentes (196 mil m²). Manaus aumentou em 65% a área disponível para seus passageiros, de 6,4 para 13,4 milhões de passageiros/ano.
CAPACIDADE DOS AEROPORTOS
Teve em três anos e meio um salto de 70 milhões de passageiros por ano (de 215 milhões para 285 milhões). Isso equivale a seis vezes o número de habitantes da cidade de São Paulo passando pelos principais aeroportos do país todos os anos.
Ou, para comparar com nossa primeira adversária na Copa, é como se os habitantes de 16 Croácias passassem a vir aos nossos aeroportos todos os anos. Considerando só os aeroportos concedidos, a capacidade de passageiros por ano subiu 57% até junho de 2014. No fim de 2014, será de 76%. Natal ganhou um aeroporto novo, com capacidade para atender 6,8 milhões de pessoas/ano.
VAGAS DE VEÍCULOS
Criação de mais 11.000 vagas de estacionamento de veículos (36% a mais, e esse número crescerá para 17.000 até o final de 2014; total de 54% a mais)."
Das 31 seleções que estão em solo brasileiro, 12 viajaram em voos comerciais. As seleções e equipes técnicas levaram em média 17 minutos no procedimento de alfândega. França e Equador passaram pela imigração em seis e oito minutos, respectivamente, enquanto a Inglaterra demorou 10 minutos para passar pelas Receita Federal e Polícia Federal.
“O aeroporto do Rio foi mais rápido e fácil que nos Estados Unidos. Aterrissamos, passamos pela alfândega e pegamos nossas malas em um total de 32 minutos”, disse o norte-americano Alexi Lala, ex-jogador de futebol e membro do "Hall da Fama do esporte", na última terça-feira (10).
“Meu segundo aeroporto na Copa e tudo funcionando às mil maravilhas!”, publicou o empresário Bob Wollheim, criador do festival "youPix" e executivo do "Grupo ABC de Comunicação".
O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus também elogiou os novos aeroportos brasileiros. “Outro bom, prático e eficiente aeroporto brasileiro. Chegando em Congonhas ”, disse em sua conta no twitter.
“De um amigo, piloto internacional da TAM: O novo aeroporto de Brasília é mais bonito e eficiente do que o de Nova York”, escreveu o blogueiro Ailton Medeiros.
“Primeira vez no novo aeroporto de Brasília! Ficou muito bom”, publicou o cantor Bruno Gouveia no twitter da banda "Biquíni Cavadão".
O Ministério do Turismo e a Secretaria de Aviação Civil comemoram os resultados registrados pelos dois setores com o início da Copa do Mundo.
FONTE: escrito por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias (http://www.pt.org.br/aeroportos-brasileiros-estao-entre-os-mais-pontuais-do-mundo/).
COMPLEMENTAÇÃO
Dados sobre os aeroportos brasileiros:
INVESTIMENTO TOTAL
2011 a 2014 - R$ 11,3 bilhões (Infraero e concedidos)
PÁTIO
Construção de 1,4 milhão de m² de novos pátios; aumento de 37% com relação ao início de 2011 (equivalente a 167 campos do Maracanã), com a criação de mais de 270 vagas de estacionamento para aviões comerciais nos principais aeroportos do país. Confins triplicou sua área de pátio, passando de 113 mil m² em 2011 para mais de 360 mil m². Em Curitiba, o crescimento foi de 71%, passou de 84 mil m² para 144 mil m².
PONTES DE EMBARQUE
Os aeroportos brasileiros ganharam 65 novas pontes de embarque (39% a mais), e mais 34 serão entregues até o fim do ano (acréscimo de 60%). Brasília passou de 13 pontes para 30, de 2011 para 2014.
TERMINAIS DE PASSAGEIROS
Em 2011, era 1,1 milhão de m². Em junho de 2014, foi de 1,5 milhão de m². No fim de 2014, a área total será de mais de 1,7 milhão de m² (47% a mais). Os aeroportos concedidos dobraram sua área de terminal até junho de 2014. No fim de 2014, o aumento será de 139%. O novo terminal de Guarulhos tem o mesmo tamanho que os três já existentes (196 mil m²). Manaus aumentou em 65% a área disponível para seus passageiros, de 6,4 para 13,4 milhões de passageiros/ano.
CAPACIDADE DOS AEROPORTOS
Teve em três anos e meio um salto de 70 milhões de passageiros por ano (de 215 milhões para 285 milhões). Isso equivale a seis vezes o número de habitantes da cidade de São Paulo passando pelos principais aeroportos do país todos os anos.
Ou, para comparar com nossa primeira adversária na Copa, é como se os habitantes de 16 Croácias passassem a vir aos nossos aeroportos todos os anos. Considerando só os aeroportos concedidos, a capacidade de passageiros por ano subiu 57% até junho de 2014. No fim de 2014, será de 76%. Natal ganhou um aeroporto novo, com capacidade para atender 6,8 milhões de pessoas/ano.
VAGAS DE VEÍCULOS
Criação de mais 11.000 vagas de estacionamento de veículos (36% a mais, e esse número crescerá para 17.000 até o final de 2014; total de 54% a mais)."
FONTE da complementação: jornal "DIA A DIA" (MS). Transcrito no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/notimp#n76193).
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