quarta-feira, 6 de agosto de 2014

NO GOVERNO DILMA, PRODUÇÃO DE ENERGIA CRESCEU 12,8 MIL Mw





Com Dilma, produção de energia cresce em 12,8 mil MW

Por Agência PT

"A capacidade do parque gerador de eletricidade brasileiro cresceu em 12.860 MW (megawatts) durante o governo Dilma Rousseff, com um investimento de R$ 233,1 bilhões. E o Sistema Interligado Nacional passou a ter, nesses três anos, 35 novas linhas de transmissão, com 10.194 quilômetros (km) e 36 subestações.

Ao mesmo tempo, o consumidor brasileiro passou a ter o desconto estrutural de 20% na tarifa de energia elétrica, concedido ano passado por meio da lei 12.783/2013, que reduziu encargos setoriais.

Em nota oficial, o Ministério das Minas e Energia (MME) defendeu a lei que reduz as contas de energia e que são falsos os boatos lançados pela oposição sobre um tarifaço em 2015: “A lei somente trouxe benefícios para a sociedade brasileira, pois transferiu para o consumidor o ganho dos investimentos depreciados e amortizados realizados nos empreendimentos de geração e nas instalações de transmissão”, diz o comunicado.

Durante o encontro realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na quarta-feira (30), em Brasília, a presidenta Dilma falou sobre as notícias de que haveria aumento nas contas de luz, água e passagem de ônibus, depois das eleições. “Esta história do tarifaço é mais um movimento no sentido de instaurar o pessimismo, comprometendo o crescimento do País. São profecias que não se realizaram e nem se realizarão”, disse Dilma.

Entre 2003 e 2014, os governos Lula e Dilma retomaram a construção de grandes usinas hidrelétricas e foram acrescidos ao parque gerador brasileiro 48.866 MW, cerca de 60% da capacidade brasileira instalada até 2002.

O aumento médio de mais que 4 mil MW por ano é superior à construção de uma usina do porte de Jirau, no rio Madeira, a cada ano. No mesmo período, a contribuição de fontes alternativas para o sistema integrado, como a biomassa, energia eólica e solar, cresceu de 240 MW para 3.101 MW.

Obras prontas 


Segundo o décimo balanço do PAC, divulgado no final de junho, entraram em operação as hidrelétricas de Estreito (1.087 MW, entre Maranhão e Tocantins); a de Mauá (361 MW, no Paraná); sete geradores de Jirau (3.750 MW) e 26 de Santo Antônio (3.150 MW), ambas as usinas estão em Rondônia.

Nas novas linhas de transmissão, destacam-se o trecho de 713 km Jurupari-Oriximiná e Juru- pari-Macapá da Interligação Tucuruí-Macapá- -Manaus entre o Pará (PA) e o Amapá (AM); e o trecho de 190 km da Linha de Transmissão Salto Santiago-Itá entre os estados do Paraná (PR) e de Santa Catarina (SC), fundamental para o aumento da segurança energética do Rio Grande do Sul."

FONTE: da Redação da Agência PT de Notícias (https://www.pt.org.br/com-dilma-producao-de-energia-cresce-em-128-mil-mw-e-conta-cai-20-estruturais/).

Nenhum comentário: