terça-feira, 18 de novembro de 2008

EUA: 300 MIL ESPIÕES NO MUNDO

O blog “Vi o Mundo”, do jornalista Luiz Carlos Azenha, ontem publicou:

O jornalista canadense Jean Guy Allard calcula que os Estados Unidos contam com 16 agências estatais de espionagem, 300 mil agentes secretos e gastam 30 bilhões de dólares anuais em todo o mundo para coletar informações, de acordo com entrevista divulgada pela Agência Bolivariana de Notícias.

Ele afirmou que a DEA, a agência encarregada de combater o tráfico de drogas, na verdade age como aparato de coleta de informações, com 3 bilhões de dólares de orçamento, 86 escritórios em 62 países e a colaboração de 5 mil agentes.

"A DEA, um organismo que supostamente nos defende e combate o tráfico de narcóticos, faz isso a partir do maior consumidor de drogas do mundo, onde mais dinheiro das drogas se lava secretamente e onde se dá preferência a prender os traficantes da esquina, especialmente os negros e latinos, em vez dos chefões", afirmou o jornalista.

Allard destacou que o quartel-general da DEA fica em Arlington, na Virgínia, junto ao da Central de Inteligência Americana (CIA) e que a academia de treinamento de agentes fica numa base dos fuzileiros navais, também na Virgínia, vizinha à do FBI.

Allard apóia a decisão dos governos da Venezuela e da Bolívia, que romperam os acordos de cooperação com a DEA.”

Nenhum comentário: