quinta-feira, 27 de novembro de 2008

PRESIDENTE DO AFEGANISTÃO DIZ QUE GOSTARIA DE DERRUBAR AVIÕES AMERICANOS

Li ontem no UOL a seguinte notícia publicada pela agência norte-americana Reuters, em Islamabd:

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, disse nesta quarta-feira que derrubaria, se pudesse, os aviões americanos que bombardeiam vilas do país. A declaração é um sinal da crescente tensão com seus apoiadores ocidentais, em meio ao fortalecimento da insurgência no país.

Embora Karzai tenha apoio entre as nações do Ocidente, a insatisfação dos líderes com o presidente cresce diante de sua incapacidade para combater a corrupção e governar efetivamente. E é diante deste cenário que Karzai enfrentará eleições no próximo ano.

O presidente afegão contra-atacou, após a morte de dezenas de civis em ataques aéreos estrangeiros, supostamente de autoria dos EUA.

Nas últimas semanas, Karzai repetidamente culpou o Ocidente pela piora na segurança do Afeganistão, dizendo que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) falhou em atingir os refúgios do Taleban e da Al Qaeda no vizinho Paquistão e apelou para que a guerra seja levada para fora das vilas afegãs.

"Nós não temos outra escolha, nós não temos poder para parar os aviões. Se nós pudéssemosse nós pudéssemos nós iríamos pará-los e derrubá-los", disse Karzai em uma entrevista coletiva.

Usando uma palavra em dari, uma das duas línguas oficiais do país, ele disse que se pudesse lançaria contra os aviões um "chelak" --espécie de funda feita com uma pedra amarrada a uma corda que as crianças afegãs usam para derrubar pipas.

"Se eu tivesse um 'chelak', eu iria lançá-lo e parar os aviões americanos. Nós não temos radar para pará-los no céu, nós não temos aviões", ele disse. "Eu gostaria de interceptar os aviões que estão bombardeando as vilas afegãs, mas isso não está em minhas mãos".

Este ano, 4.000 morreram no Afeganistão --cerca de um terço, civis-- na pior fase de violência desde que a coalização liderada pelos Estados Unidos depôs o regime do Taleban em 2001.

Apesar da presença de 65 mil soldados estrangeiros e de 130 mil homens das forças afegãs de segurança, a insurgência Taleban tem agido com confiança cada vez maior em seu território de origem, no sul e leste do país, e também estendeu sua influência a áreas próximas da capital.”

Nenhum comentário: