Inácio critica parecer de Tasso que rejeita Venezuela no Mercosul
“O parecer pela rejeição da entrada da Venezuela no Mercosul surpreendeu a todos que esperavam a aprovação, mesmo que com ressalvas, considerando os aspectos econômico, social e sobretudo político do Mercosul”, avalia o senador Inácio Arruda (PCdoB), ao comentar o parecer contrário do relator da matéria, senador Tasso Jereissati (PSDB).
O parecer, apresentado nessa quinta-feira durante a reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE), segundo Inácio, foi lamentável. “Ao se negar acesso da Venezuela ao Mercosul, está-se bombardeando a posição brasileira no diálogo internacional,” disse o parlamentar.
Inácio também lembrou que, ao longo de uma série de audiência públicas, várias personalidades ouvidas pela comissão – entre diplomatas, empresários e juristas – ressaltaram os aspectos vantajosos para o Brasil da integração do continente, que se fortalece com a adesão da Venezuela ao Mercosul. No ano passado, o Brasil exportou para o Mercosul, US$21,74 bilhões. Só para a Venezuela foram US$5,15 bilhões.
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) decidirá no dia 29 de outubro se aprova ou não a adesão da Venezuela ao Mercosul. A intenção é elaborar um voto em separado – favorável à adesão da Venezuela – que será debatido conjuntamente com o texto apresentado por Tasso dentro de quatro semanas. A proposta de adesão da Venezuela ao Mercosul já foi aprovada na Câmara dos Deputados e pelos demais membros do Mercosul.”
FONTE: postado originariamente no "O Outro Lado da Notícia", do Blog do Eliomar, e reproduzido no portal "Vermelho".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário