quinta-feira, 8 de outubro de 2009

FERROVIA TRANSNORDESTINA EM CONCLUSÃO


A reportagem do Diário do Nordeste percorreu cerca de 50km da Ferrovia Transnordestina no Interior do Ceará.

Missão Velha

O trecho de 93km da Ferrovia Transnordestina, entre este município e Salgueiro (PE), está quase pronto para entrar nos trilhos. Estão sendo concluídas as obras-de-arte (pontes e barragens, diques e muros) e o dois túneis. Um deles passará por baixo da CE-293, que liga Missão Velha à BR-116, em Brejo Santo, na altura da localidade denominada de "Café da Linha". O outro passará por baixo da CE-296, que dá acesso à cidade de Porteiras, no Sítio Lagoa do Mato.

A imprimação, que consiste na aplicação de óleo asfáltico em cima da terraplenagem, onde serão instalados os trilhos, já está praticamente pronta. A reportagem do Diário do Nordeste percorreu cerca de 50km por cima da via já imprimada, nos municípios de Missão Velha, Brejo Santo e Jati. Essa etapa já está feita até Salgueiro, mas em alguns pontos são utilizados desvios em razão de procedimentos ainda em conclusão.

Ao longo do percurso, estão sendo construídas passagens de nível, grandes bueiros de concreto armado, com 5m de altura e 4m de largura, que vão possibilitar a circulação de ônibus, caminhões, carros pequenos e animais para o outro lado da ferrovia. Também estão sendo abertos os canais de drenagem das águas da chuva.

Proteção das encostas

O trabalho mais demorado é a abertura dos túneis. Na CE-293, está sendo executada a proteção das encostas da rodovia com cimento, ferro e concreto. Concluído o revestimento dos dois lados da estrada, será iniciada a abertura do túnel que terá 68 metros de extensão, 9m de altura e 7m de largura. As escavações serão feitas com explosões. A cada dois metros de túnel aberto será construída a estrutura de cimento armado.

A linha que liga Salgueiro ao Porto de Suape, em Pernambuco, já existe, mas está sendo reconstruída. Isso porque a ferrovia atual é em bitola métrica, ou seja, os trilhos têm um metro de distância um do outro, e as ferrovias modernas são feitas em bitola larga, com 1,6 metro de distância. O mesmo ocorre com o trecho entre Missão Velha e Fortaleza. A linha férrea será alargada para atender à bitola dos novos vagões.

Entre os proprietários de terras cortadas pela ferrovia, o clima é de expectativa. Muitos não acreditam na vinda do trem, apesar do avanço das obras. Já os funcionários das construtoras estão entusiasmados. Eles dizem reconhecer a importância da ferrovia para o Nordeste.

O operário Antônio Gilberto, que reside no município de Abaiara, diz não ver a hora de ouvir o apito do trem. "Para mim, é um orgulho trabalhar na construção desse sonho que, na verdade, é o sonho de todos os nordestinos", complementa. Já o mestre de obras, Maurício Pereira Gomes, que veio de Recife para trabalhar no Ceará, lembra que a ferrovia vai desafogar o trânsito da BR-116, que agora tem o nome de Santos Dumont.

O otimismo do operário traduz o entusiasmo do presidente Lula, que considera a ferrovia como um instrumento de desenvolvimento econômico, social e ambiental integrado e sustentável da região.

A obra, que cortará o Nordeste pelo interior, fazendo um ´Y´, vai facilitar o acesso ao sistema hidroviário do Rio São Francisco e ao ferroviário já existente. Suape ganhará um terminal de grãos exclusivo.

O Governo Federal prevê a interligação da Transnordestina com a Ferrovia Norte-Sul - o que proporcionaria ligação com o Porto de Itaqui, no Maranhão e com a região Sudeste."

FONTE: publicado hoje (08/10) no jornal Diário do Nordeste.

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