sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PARA A OPOSIÇÃO, SERRA PODE FAZER CAMPANHA NO NORDESTE, MAS LULA NÃO PODE VISTORIAR OBRAS PAC

PARA O LÍDER TUCANO, SERRA PODE FAZER CAMPANHA POLÍTICA NO NORDESTE PORQUE SOMENTE VIAJA "FORA DO EXPEDIENTE"...

SÃO OS TÍPICOS CINISMO E HIPOCRISIA DA DIREITA, SEMPRE APOIADA PELA "GRANDE" MÍDIA

Vejamos a seguinte reportagem do Terra Magazine:

"O deputado federal José Anibal (PSDB-SP) critica a caravana de "Ali Lula" no Vale do São Francisco

"Na próxima terça-feira, 20, o PSDB solicitará formalmente à Casa Civil informações sobre os gastos da viagem do presidente Lula à região do Vale do São Francisco. O partido também entrará com representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por campanha eleitoral antecipada, promete o deputado federal José Aníbal (PSDB-SP), líder tucano na Câmara.

"Essa caravana de "Ali Lula"... Nem sheik das arábias está fazendo isso", critica o parlamentar. "As declarações dele (Lula) são todas políticas, para polarizar com o (José) Serra".

Acompanhado de prefeitos, ministros, empresários e governadores, o presidente iniciou na quarta-feira, 14, um périplo pelas obras de transposição do Rio São Francisco - a chamada Coluna Lula. O giro presidencial termina nesta sexta-feira, 16.

A iniciativa foi criticada pela oposição, que vê na viagem uma tentativa de expor politicamente a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata de Lula à sucessão presidencial.

No fim de semana passado, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), também esteve na região. Durante visita à cidade de Petrolina, no interior de Pernambuco, observou projetos criados pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), mas que hoje estão com as obras paradas. Provável candidato do PSDB às eleições presidenciais de 2010, Serra aproveitou para criticar a falta de obras de irrigação na região.

"Qual o problema? O governador vai com avião que não é do Estado, não há uma transgressão do ponto de vista do que determina a legislação. Ele faz isso fora do expediente", diz Aníbal, ao ser questionado por Terra Magazine se a viagem de Serra também não poderia ser considerada campanha eleitoral antecipada.

Confira a entrevista com o deputado:

Terra Magazine - Por que o PSDB questiona os gastos da viagem do presidente Lula ao Vale do São Francisco?

José Aníbal -
São vários aspectos. Primeiro é essa caravana de "Ali Lula", coisa de sheik árabe. Nem sheik das arábias está fazendo isso. É uma coisa absolutamente... É grotesco isso o que está sendo feito pelo presidente, além de ser uma transgressão absoluta, margeando a corrupção. Por quê? Ele vai criar um novo lance de mídia, disse inclusive que ia ficar três dias em um alojamento. Pensou-se que ficaria no alojamento dos trabalhadores. Como não tem obra... A obra não existe.

Nós mostramos que o orçamento desta obra para este ano, no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é de R$ 1,16 bilhão. Quanto foi pago até o dia 13? R$ 51 milhões, só 1,4%. É insignificante. Então tiveram que fazer um tal de alojamento que é uma coisa suntuosa. Suítes, alojamentos, salas, oito cozinheiros, 22 garçons, encheram de obras de arte; quem pagou isso?

Não é legítimo que ele, como presidente, visite as obras do governo federal?

É uma coisa ridícula ele pousar lá para a imprensa mostrar ele no meio do sertão, e acionar a explosão de uma carguinha de dinamite para o leito do que seria a transposição do São Francisco. Isso é ridículo. O presidente precisa ir lá fazer um verdadeiro festim? Tudo que ele fez em três dias ele faria em um. O que ele está fazendo, na realidade, é ficar ali gerando notícia, gerando exposição na mídia. Fazendo campanha. Não tem uma declaração dele sobre o significado econômico da transposição, sobre aquilo que ainda não está sendo feito no sentido de favorecer as populações ribeirinhas, por onde passa o rio atualmente. Não há política nenhuma quanto a isso. As declarações dele são todas políticas, para polarizar com o Serra.

O partido vai entrar com ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)?

Nós vamos entrar com ação, com pedido de informação, com tudo que for possível.

Por antecipação de campanha eleitoral, no caso?

Claro, sem dúvida nenhuma. Por transgressão à legislação, por uso indevido de dinheiro público. Eles estão usando dinheiro do povo para fazer campanha. É crime!

Agora, deputado: o governador José Serra (PSDB-SP) também esteve no Nordeste, em Petrolina, no último fim de semana. Isso também não é campanha eleitoral antecipada?

Qual o problema? O governador vai com avião que não é do Estado, não há uma transgressão do ponto de vista do que determina a legislação. Ele faz isso fora do expediente. Amanhã mesmo temos uma reunião regional em Goiânia (GO). O governador Serra vai, o governador Aécio também vai, eu vou, pegar um aviãozinho de carreira. Poderia fazer qualquer dia, mas o governador (Serra) vai fazer no sábado. Esses encontros são feitos aos sábados. O anterior foi feito em Natal (RN) também em um sábado.

O fato de Serra ser governador de São Paulo, e não presidente do país, não torna desnecessária essa visita dele ao Nordeste?

Não, ora! Nós somos um partido político. O governador José Serra é percebido por quase 40% da população brasileira como o próximo presidente do Brasil, na intenção de voto. Ora, sábado e domingo ele pode usar o tempo dele como ele achar mais conveniente. Se ele não ficar em São Paulo visitando e inaugurando obras, e tem muita coisa sendo feita no Estado, ele pode viajar, atender convites.

Ele mesmo admitiu que a viagem dele a Petrolina teve motivação política "indireta"...

Bom, mas é óbvio. Um homem da dimensão do Serra, governador de São Paulo, possível candidato à presidência da República, a imprensa vai dar cobertura. Agora, faz dentro do que determina a lei. Sem trangressão. Isso que o presidente (Lula) está fazendo é uma fraude. O país não pode aceitar isso, ainda mais com dinheiro do PAC. É uma coisa vergonhosa."

FONTE: reportagem de Diego Salmen publicada hoje (16/10) no portal Terra Magazine, do jornalista Bob Fernandes [exceto o título e subtítulos, acrescentados por este blog].

Nenhum comentário: