quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

COMÉRCIO TEM 12º MÊS CONSECUTIVO DE ALTA

Comércio tem 12º mês consecutivo de alta, aponta Serasa

Setor de materiais de construção reagiu e puxou nova alta.

Segmento de veículos teve queda frente a outubro.


"O comércio varejista nacional registrou em novembro o 12º mês consecutivo de crescimento, segundo dados da Serasa divulgados nesta quinta-feira (3). A alta foi de 0,6% na comparação com outubro, com ajuste sazonal.

Na comparação com novembro do ano passado, o setor teve alta de 15,8%, a maior taxa de crescimento anual desde julho de 2008, quando ficara em 19,3%. No acumulado do ano, o comércio registrou crescimento de 5,7%,

Na passagem de outubro para novembro, o crescimento do varejo foi impulsionado pelo segmento de materiais e construção que, após ter amargado sete quedas nos últimos dez meses, reagiu no mês passado e cresceu 2,2%. Na comparação com novembro de 2008, no entanto, a queda foi acentuada, de 13,4%.

Também teve destaque na comparação mensal o crescimento de 2,7% do segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, incentivado pela prorrogação de parte do incentivo fiscal do IPI e com as melhores condições de crédito. “Cabe destacar que a recente decisão do governo de reduzir o IPI do setor moveleiro deve introduzir estímulos adicionais neste ramo varejista”, diz a Serasa em nota. Frente ao mesmo mês de 2008, a alta foi de 25,8%.

O setor de veículos, motos e peças teve queda de 0,6% em novembro frente a outubro, mas cresceu 32,1% frente a novembro do ano passado. Por sua vez, o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios apontou elevação de 19,3% nesta mesma base de comparação."

FONTE: reportagem publicada hoje (03/12) no portal G1, em São Paulo.

Nenhum comentário: