quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

UNIVERSALIZAR A BANDA LARGA É META PARA 2010

"Governo espera definir plano nacional de banda larga em janeiro; universalização é principal objetivo, diz Ministro das Comunicações, Hélio Costa.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou, em Brasília, que a principal meta do ministério para 2010 é começar a levar a internet em banda larga a todo o País. “O principal desafio para o setor agora está lançado: é a banda larga. Temos o ano todo para realmente fazermos o Plano Nacional de Banda Larga vingar. Temos consciência de que é impossível fazer tudo em um ano, mas nós vamos começar”, disse, durante a cerimônia de consignação de canais digitais para a cidade de São Luis (MA).

O ministro explicou que o Plano Nacional de Banda Larga deve ser encarado como um projeto para o País. “O próximo governo, seja ele qual for, certamente fica na obrigação de continuar a implantação de um plano que tem como objetivo chegar a todo o território nacional com essa ferramenta hoje indispensável em qualquer meio social”, salientou.

Hélio Costa lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou no fim de novembro o prazo até meados de janeiro para receber um documento reunindo novas informações e propostas para o Plano Nacional de Banda Larga. A apresentação do plano foi marcada para 24/11, quando o presidente da república solicitou mais informações a respeito da proposta. Uma nova data foi remarcada para três semanas depois, quando a apresentação foi adiada. Espera-se que o documento seja novamente mostrado a Lula em janeiro, em data ainda indefinida.

O ministro disse que o presidente Lula tem insistido que toda obra de infraestrutura a ser desenvolvida no País contemple também a infraestrutura de telecomunicações, o que fortalecerá o projeto de universalização da internet em banda larga. “Para se construir uma estrada, será preciso fazer também a estrutura de comunicações, o que facilita muito”, explicou.

TV Digital

Nesta segunda-feira (21/12), o ministro das Comunicações assinou contratos de consignação de canais digitais com três emissoras de televisão de São Luís (MA). Hélio Costa lembrou que, passados dois anos da implantação da TV Digital, 29 cidades brasileiras já transmitem em alta definição. São Luís é a 20ª capital brasileira a operar a TV Digital."

FONTE: divulgado por "Computerworld" e publicado hoje (23/12) no portal UOL.

Nenhum comentário: