sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

INDICADORES PROJETAM ALTA MAIOR DO PIB NO 4º TRIMESTRE

Transportes e venda de papelão sinalizam expansão elevada

"Depois de um terceiro trimestre aquém das expectativas, a economia deve apresentar um crescimento mais expressivo nos três últimos meses do ano, segundo analistas.
Sinais de que a expansão do PIB deve vir mais forte no final deste ano já estão dados, disse Ariadne Vitoriano, analista da Tendências.

O movimento de caminhões nas rodovias, indicador de atividade econômica, teve alta de 2% em novembro e de 1,1% em outubro ante os meses anteriores, segundo o índice ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias). Outro indicador que busca antecipar o desempenho da indústria, o SPI (Sinalizador Produção Industrial), medido pela FGV, cresceu 3,3% em outubro em relação a setembro.

"Esses são dados fortes e mostram que a produção apresenta um crescimento mais vigoroso", afirma Vitoriano. "Devemos ver agora uma expansão mais disseminada por todos os setores no quarto trimestre", acrescenta.

O segmento de papel e celulose, representado pela Bracelpa, já superou em 4,3% a produção do ano passado e diz acreditar na ampliação e na continuidade do crescimento no quarto trimestre. "Desde junho o setor tem registrado recuperação em um ritmo satisfatório", afirma a presidente-executiva da entidade, Elizabeth de Carvalhaes.

Já as vendas de papelão ondulado, utilizado para embalagens, por exemplo, também tiveram alta, de 8,83%, em outubro em relação a setembro.

Vendas aquecidas

O setor varejista aposta na manutenção do aquecimento econômico e prova isso com ofertas expandidas de crédito que chegam a 16 parcelas neste fim de ano. Isso porque a inadimplência no país caiu 13,07% de janeiro a novembro, segundo dados do SPC nacional, e o índice de confiança do consumidor, medido pela FGV, alcançou o maior patamar desde maio de 2008.

O índice de expectativas de consumo, também calculado pela FGV, voltou a crescer em novembro e deve permanecer estável até o início de 2010.

O mercado imobiliário e toda a cadeia da construção civil tiveram projeção da FGV de crescimento real de 8,8% no ano que vem. A expectativa do setor é que os investimentos imobiliários alcancem R$ 202 bilhões em 2010 e encerrem este ano na faixa de R$ 170 bilhões. Programas do governo, como o Minha Casa, Minha Vida, devem favorecer esse mercado e aumentar a capacidade produtiva. O setor recuperou as vendas perdidas para a crise econômica somente em julho."

FONTE: reportagem de PAULO DE ARAUJO e PAULA NUNES publicada hoje (11/12) na Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: