terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PHA: POR QUE LULA "GOSTA" TANTO DA GLOBO E DO ALI CAMEL

"Um jantar em Brasília, a que compareceu um jornalista. O presidente Lula conta que, na véspera antes da eleição do segundo turno de 2006, ele recebeu a informação de que o jornal nacional ia divulgar as fotos dos aloprados.

Lula conta que se lembrou imediatamente da patranha da eleição de 1989. Também na véspera da eleição do segundo turno, o jornal nacional exibiu uma versão do debate entre ele e Collor em que só apareciam os trechos bons do Collor e os ruins do Lula.

(Além disso, o jornal nacional apresentou uma pesquisa por telefone – quando no Brasil, então, só os ricos tinham telefone – em que Collor vencia o debate. E Alexandre Maluf Garcia lia um editorial para dizer – eleitor, você viu aí quem ganhou o jogo da democracia …)

Lula ligou imediatamente para o João Roberto Marinho (normalmente, os filhos de Roberto Marinho não tem nome próprio). Vocês vão mostrar isso, ele perguntou? O filho de Roberto Marinho disse que não sabia de nada. Mas, que o presidente ficasse tranquilo, porque ele ia falar com a redação.

O que se viu naquela noite foi o jornal nacional mostrar as fotos dos aloprados e a cadeira vazia do Lula, num debate na véspera, na Globo. Para fazer isso, de forma tão eficaz quanto chocante, a Globo se permitiu ignorar a tragédia do avião da Gol, provavelmente para não “desmontar” a edição que pretendia eleger Geraldo Alckmin.

A eleição foi para o segundo turno, como se sabe. E Lula deu em Alckmin a mesma surra que deu no Zé Pedágio: 61% a 33%.

O Conversa Afiada já disse. Nenhum diretor de jornalismo da Globo mandou tanto quanto Ali Camel (*). Nessa eleição de 2010 ele vai ter uma atuação de merecer Oscar. Será Hollywood or bust…

Ou ele impede a vitória da Dilma, ou…"

(*) Ali Camel é aquele que se utiliza da Globo para povoar mentes desérticas e disseminar idéias conservadoras e golpistas (sem muito sucesso)."

FONTE: escrito por Paulo Henrique Amorim e publicado nos portais "Conversa Afiada" e "Vermelho".

Nenhum comentário: