terça-feira, 1 de dezembro de 2009

RECONHECER O GOVERNO DE LOBO EM HONDURAS ESTÁ FORA DE QUESTÃO, DIZ LULA

LOBO FOI ELEITO PELA DIREITA EM ELEIÇÕES COORDENADAS PELOS GOLPISTAS DA DIREITA SOB APOIO DOS EUA

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira, em Lisboa, que "está fora de questão reconhecer o governo de Porfírio "Pepe" Lobo, eleito presidente de Honduras no domingo.

"Não, não, não, não. Peremptoriamente não", afirmou o presidente, que está na capital portuguesa para a Cúpula Ibero-americana.Leia mais sobre as eleições em Honduras.

Na segunda-feira, o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, chegou a indicar que a relação futura do governo brasileiro com o governo de Honduras poderia depender da postura de Lobo em relação à Organização dos Estados Americanos (OEA) e de dados confirmando o alto comparecimento dos eleitores hondurenhos às urnas.

Mas Lula evitou fazer a mesma afirmação: "Este cidadão (Lobo) tem o direito de fazer as gestões que achar que deve fazer. Se acontecer alguma coisa, vamos discutir a coisa nova. Por enquanto, a posição brasileira é de não aceitação do processo eleitoral em Honduras."

FONTE: reportagem de Jair Rattner, de Lisboa, divulgada hoje (01/12) pela agência britânica de notícias BBC e postada no portal UOL [subtítulo em maiúsculas colocado por este blog].

Nenhum comentário: