sábado, 5 de dezembro de 2009

SÃO PAULO NA LAMA, ONTEM E HOJE

"Mortes, desabamentos, perdas materiais de toda ordem, momentos de desespero, transtornos e, mesmo para os não diretamente atingidos pelas enchentes, uma sensação de impotência e revolta. Não há dúvida de que choveu muito sobre São Paulo, como raramente acontece. Mas também é certo que o desastre de anteontem, de proporções inéditas, vinha sendo há muito anunciado".

Não, leitor, as linhas acima não foram escritas por este colunista. Também não se referem à tragédia de anteontem. Elas foram pinçadas de um editorial desta Folha de março de 1999, sugestivamente intitulado "Evitar novas tragédias".

Há dez anos, Gilberto Kassab havia deixado fazia pouco o cargo de secretário do Planejamento de Celso Pitta. A cidade, à deriva, vivia tempos exasperantes de desgoverno. O DEM do atual prefeito chamava-se PFL e estava em melhor situação. José Roberto Arruda, senador pelo PSDB, nem pensava em distribuir panetones aos pobres.

Deixemos por um instante a lama moral do DEM/PFL[/PSDB]. São Paulo também afunda na sua lama. A cidade está suja, mas o prefeito diz que já é "um absurdo" gastar com limpeza um terço do que destina à saúde. Isso não o impede, no entanto, de elevar os gastos com publicidade de maneira pornográfica.

A catástrofe de anteontem matou crianças pobres que habitavam áreas de risco, provocou mais de 40 pontos de alagamento e um congestionamento de 218 km -ainda vamos ao Rio entalados na cidade.

São Paulo está sendo sistematicamente derrotada pelas enchentes, que aqui se tornaram parte da natureza, certas como a morte e os impostos. Sejam quais forem os investimentos estruturais e as obras de manutenção para enfrentar o problema, eles redundaram num fracasso exemplar. Sim, Kassab não pode ser responsabilizado sozinho pela imprevidência de décadas de seguidos governos [demotucanos]. Ele é coautor de luxo do atual colapso urbano. A retórica técnico-gerencial do DEM[/PSDB] não vale um panetone falsificado."

FONTE: artigo do colunista Fernando de Barros e Silva publicado hoje (05/12) na Folha de São Paulo [pequeninas inserções entre colchetes colocadas por este blog].

Nenhum comentário: