segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

"WASHINGTON POST": BRASIL SERÁ "PETROPOTÊNCIA"


Funcionários da Petrobras trabalham em plataforma em Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Segundo o Washington Post, os estrangeiros querem maior quinhão para eles!...Mal acostumados com a dadivosa lei implantada por FHC/PSDB/DEM no final dos anos 90, que generosamente muito beneficia as petroleiras estrangeiras com o petróleo brasileiro, eles temem perder o privilégio. Será que também nos darão grandes "quinhões" das riquezas minerais deles?

Vejamos o artigo do jornal norte-americano:

"Brasil caminha para se tornar 'petropotência', diz 'Washington Post'

Uma reportagem publicada nesta segunda-feira no jornal americano "Washington Post" afirma que o Brasil se encaminha para se tornar uma "petropotência".

Intitulado "Brasil se prepara para extração maciça de petróleo", o artigo faz, no entanto, a ressalva de que os desafios envolvendo o desenvolvimento do pré-sal são tão gigantescos quanto a tarefa em si.

"Tudo neste estaleiro é colossal", escreve o repórter, durante uma visita a uma das infraestruturas da Petrobras em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. "Os 4 mil trabalhadores, os bilhões aplicados em custos de capital, as plataformas com altura de um prédio de dez andares inconclusas."

"Assim também é o desafio que enfrenta a estatal brasileira de energia, a Petrobras: desenvolver um grupo de campos de petróleo recém-descobertos em mar profundo que, segundo analistas de energia, catapultarão o país para o ranking das petropotências."

A reportagem cita estimativas da Petrobras, de que o país poderia chegar a 2020 com uma produção de 3,9 milhões de barris de petróleo por dia, praticamente o dobro do volume de 2 milhões de barris atualmente.

As reservas comprovadas de petróleo podem passar dos atuais 14,4 bilhões de barris para mais de 30 bilhões de barris, diz o texto.

"Em uma era de oferta reduzida, as descobertas na costa brasileira e o aumento da envergadura da Petrobras estão mudando o equilíbrio petroleiro do mundo", diz a matéria.

O artigo lembra que a estatal "permanece firmemente sob o controle do Estado, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratando-a como um ícone nacional, cujo futuro está entrelaçado com o do Brasil".

"Apesar do otimismo que os dirigentes da Petrobras demonstram para os visitantes, eles listam os desafios: perfurar a camada de sal a 6,5 mil pés e operar campos que estão tão longe da costa que só podem ser alcançados de helicóptero", diz o texto.

Além disso, a reportagem cita a associação de petroleiras estrangeiras que operam no Brasil. O grupo critica o que considera um excessivo posicionamento da Petrobras nos campos do pré-sal, afirmando que o quinhão estatal nos projetos corre o risco de "limitar o desenvolvimento" deles [estrangeiros...]."

FONTE: reportagem da agência britânica de notícias BBC publicada hoje (07/12) e reproduzida no portal UOL [título, 1º parágrafo e pequena inserção entre colchetes no último parágrafo colocados por este blog].

2 comentários:

iurikorolev disse...

Esse posto de prepotência já tem dono exclusivo : os EUA

Unknown disse...

Prezado Iurikorolev,
Quanto à prepotência, você está 100% certo. O artigo, contudo, denomina o Brasil do futuro de "petropotência". Talvez venhamos a ser.
Maria Tereza