sábado, 20 de março de 2010
CAMPO "TUPI" (PRÉ-SAL) JÁ PRODUZIU MAIS DE 4 MILHÕES DE BARRIS NO 1º ANO DE TESTES
"Produção de Tupi ultrapassa 4 milhões de barris de petróleo em menos de um ano de teste
A pouco mais de um mês de completar um ano de atividade no próximo dia 1º de maio, e ainda em fase de teste, o Campo de Tupi, na área do pré-sal da Bacia de Santos, já atingiu produção acumulada de 4,088 milhões de barris de petróleo, segundo informou a Petrobras.
Desde junho do ano passado, o óleo extraído na região vem sendo enviado para o Terminal de São Sebastião e é bombeado para a Refinaria de Capuava, em São Paulo, onde já propiciou o refino de cerca de 4 milhões de barris de derivados – principalmente gasolina, óleo diesel, querosene de aviação e nafta.
A expectativa da Petrobras é de que ainda neste ano seja ativado o Sistema Piloto de Tupi, elevando a produção para cerca de 100 mil barris/dia.
Para viabilizar essa produção, a Petrobras contratou o afretamento de um navio-plataforma à empresa Modec, que será convertido no Estaleiro Cosco, na China e levará o nome de FPSO Cidade de Angra dos Reis.
As embarcação está programada para chegar no Brasil no quarto trimestre deste ano e será instalada em águas onde a profundidade é de 2.150 metros. A estatal trabalha com a meta de iniciar o teste piloto em dezembro de 2010.
O cronograma da Petrobras para a área do pré-sal prevê que, ainda em 2012 deverá entrar em operação o segundo projeto piloto de produção no pré-sal da Bacia de Santos. Com essa finalidade, será instalado na área de Guará (Bloco BMS- 9 – Bacia Marítima de Santos 9), cuja unidade terá capacidade para produzir 120 mil barris de petróleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
Pelos números divulgados pela Petrobras, a produção do pré-sal atingirá os 210 mil barris/dia em 2013; passando a 582 mil barris/dia em 2015; 1.336.000 barris/dia em 2017; e 1.815.000 barris/dia em 2020.
Para desenvolver os campos da região, serão investidos, segundo previsões da estatal, somente no pré-sal, US$ 28,9 bilhões de 2009 a 2013, número que sobe para US$111,4 bilhões com a ampliação dos investimentos para o período de 2009 a 2020.
Segundo a Petrobras, as reservas atuais no Brasil são de 14,865 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás). O volume recuperável do pré-sal, até o momento, considera a estimava de 5 bilhões a 8 bilhões de barris equivalentes recuperável em Tupi (Bacia de Santos); entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris em Iara (também na Bacia de Santos); 1,1 a 2 bilhões de barris de óleo recuperável em Guará (Bacia de Santos) e 1,5 a 2,5 bilhões no Parque das Baleias (Bacia de Campos, em frente ao Espírito Santo.
Para que esse volume de óleo recuperável se transformar em reservas, no entanto, será necessário terminar o processo de avaliação das descobertas e aprovar, na ANP, o plano de desenvolvimento da produção."
FONTE: reportagem de Nielmar de Oliveira publicada hoje (20/03) pela Agência Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário