sábado, 20 de março de 2010

EMBRAER NÃO VÊ "CENÁRIO DE CONTRATAÇÃO"


Avião Embraer 195

"Um ano após demitir 20% dos funcionários, fabricante de avião dobra lucro, mas ainda vê cenário de crise

Pouco mais de um ano depois de demitir 20% dos seus funcionários, a Embraer, terceira maior fabricante de aviões do mundo, não pensa em ampliar seu quadro funcional. Anteontem, a companhia divulgou que, em 2009, registrou lucro líquido de R$ 894,6 milhões, 109% mais que no ano anterior.

Para a empresa, que bateu recorde de entrega de aeronaves no ano passado, o mercado mundial de aviação deve se recuperar plenamente da crise econômica só em 2011. Até lá, a política é apertar os cintos.

"Nosso cenário ainda não é de contratação", afirma Luiz Carlos Aguiar, vice-presidente financeiro da Embraer. No ano passado, apenas 23 jatos comerciais foram encomendados, ante 112 em 2008, num sinal de que a crise persiste.

Segundo a Embraer, o elevado crescimento do lucro em 2009 foi impactado pela valorização do real, que fez "inflar" os números. No balanço que não considera as variações cambiais, o lucro caiu 36%.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) reclama de um "aumento abusivo" no ritmo de trabalho. No ano passado, a Embraer operou com uma equipe 20% menor que no ano anterior, quando entregou 40 aviões a menos.

Para a empresa, porém, no ano passado boa parte da produção foi de aeronaves pequenas, que exigem um ciclo de produção menos intenso."

FONTE: reportagem de ESTELITA HASS CARAZZAI publicada hoje (20/03) na Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: