quinta-feira, 18 de março de 2010

LULA: CRÍTICAS DE BRASILEIROS À POLÍTICA EXTERNA RESULTAM DE COMPLEXO DE INFERIORIDADE

"Lula afirma que quem critica política externa brasileira tem complexo de inferioridade

AMÃ, Jordânia - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu, nesta quinta-feira, às críticas que são feitas à sua política externa no Brasil. Segundo ele, elas partem de pessoas que têm complexo de inferioridade e não acreditam no potencial do país.

- Eu sei que no Brasil tem gente que fala: ah, mas por que que o Brasil está se metendo? Isso não é área do Brasil. É, sim, a área de qualquer país do mundo que queira brigar pela paz. Algumas pessoas no Brasil não acreditam até nelas próprias. Tem gente que acha que nasceu para ser de terceira categoria. Tem gente que nem acreditava que o Brasil conseguiria ser sede das Olimpíadas. São pessoas que não querem crer que o Brasil faça parte do jogo, porque acham que são inferiores.

Lula afirmou que o Brasil tem relações de amizade com judeus e árabes e tem também interesse em que outras nações em desenvolvimento, como Índia e África do Sul, participem das negociações para um acordo de paz no Oriente Médio. O presidente disse que, no próximo mês, haverá duas reuniões importantes: uma dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia e China) e outra do Ibas (Índia, Brasil e África do Sul).

- Estaremos com mais da metade da humanidade reunida no Brasil. É um momento de discutirmos assuntos importantes.

Ao fazer um balanço sobre sua viagem ao Oriente Médio, Lula disse que está ainda mais convencido de que o Brasil pode dar sua contribuição a um acordo de paz entre israelenses e palestinos. Mas ressaltou que um entendimento só acontece quando há interesse das partes envolvidas. Dirigindo-se aos jornalistas que acompanhavam sua entrevista, ele afirmou:

- Se os palestinos, Israel e outros países tivessem dito: "Olha, nós não queremos mais ninguém conversando sobre isso", eu estaria comentando com vocês agora o gol do Ronaldão ontem."

FONTE: reportagem de Eliane Oliveira, publicada hoje (18/03) no O GLOBO.

Nenhum comentário: