terça-feira, 9 de março de 2010

PARLASUL REPUDIA EXPLORAÇÃO BRITÂNICA DAS MALVINAS

"Parlasul repudia exploração britânica de petróleo das Malvinas

O Parlamento do Mercosul aprovou nesta segunda-feira em Montevidéu, no Uruguai, declaração por meio da qual demonstra seu enérgico repúdio à decisão do Reino Unido de autorizar a exploração de petróleo na área da plataforma continental ao redor das Ilhas Malvinas. A proposta de declaração foi apresentada pelos integrantes da Representação Argentina e contou com o apoio de parlamentares dos três outros países do bloco - Brasil, Paraguai e Uruguai.

Ainda por meio da declaração, o parlamento anuncia sua decisão de instar o Reino Unido a cessar de imediato esta ou qualquer outra ação unilateral similar, além da intenção de fazer chegar o conteúdo da declaração a todos os foros e organismos internacionais. O texto sustenta também a necessidade de que todos os países irmãos da região acompanhem a República Argentina, adotando medidas tendentes a não cooperar com as tarefas de exploração anunciadas por empresas britânicas.

Ao apresentarem a proposta, os parlamentares argentinos observaram que a autorização do início da exploração de petróleo na região das Malvinas poderá tornar mais delicada a situação das ilhas, onde existiria uma ilegítima ocupação britânica desde 1833. Por outro lado, lembraram que a Organização das Nações Unidas aprovou resolução em favor de uma negociação pacífica entre o Reino Unido e a Argentina a respeito da soberania sobre as ilhas.

É importante que o Parlamento do Mercosul possa expressar de forma contundente contra a autorização da exploração de petróleo nas Malvinas, disse o parlamentar argentino Ruperto Godoy.

Logo no início da sessão, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) anunciou a sua solidariedade a Argentina. Em sua opinião, o Reino Unido surpreendeu a todo o mundo com a autorização do início da exploração de hidrocarbonetos na região. Ele recordou que outras regiões do planeta tem passado por diversos conflitos por causa do petróleo.

Não sei o que pode acontecer caso se transfira a luta pelo petróleo para a América do Sul alertou.

Por sua vez, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) sustentou a necessidade de se fortalecer o Mercosul, para que o bloco possa garantir maior apoio à Argentina na questão das Malvinas. O parlamentar paraguaio Erik Salum classificou a atitude do governo britânico como imperialista e colonialista. E o parlamentar uruguaio Javier Ibarra considerou também preocupante a agressão à soberania argentina sobre as Malvinas.

Cuba e Irã

O Parlamento do Mercosul também aprovou declaração pela qual expressa satisfação pela histórica resolução da Organização dos Estados Americanos (OEA), durante a sua 39ª assembleia-geral, realizada em Honduras, de levantar todas as restrições à Republica de Cuba, deixando assim aberta a porta para a sua reincorporação ao organismo regional.

A proposta de declaração foi apresentada pelo parlamentar argentino Guillermo Jenefes, que lembrou a recente adoção, pelo presidente norte-americano Barack Obama, de uma politica de aproximação com Cuba, que incluiu o levantamento de restrições de viagens entre os dois países. Ele observou ainda que a decisão da OEA foi tomada por unanimidade, o que demonstraria, a seu ver, o desejo geral de um destino comum para todo o continente.

Também foi aprovada declaração proposta pela parlamentar argentina Beatriz Rojkes, de repúdio à indicação para o cargo de ministro da Defesa do Irã de Ahmad Vahidi, acusado de participação em atentado contra a Associação Mútua Israelita Argentina (Amia),em 1994."

FONTE: reportagem de Marcos Magalhães publicada hoje (09/03) no JORNAL DO SENADO.

2 comentários:

Probus disse...

Quem está nas Ilhas Malvinas ARGENTINAS é Tia Beth?? Ou é o Tio Sam? Acho que é o CÍNICO do tio piratão!!!!

"Seu proprietário Diamond Offshore Drilling disse que a duração da viagem a partir de Invergordon no Firth Cromarty poderia mudar se houver mau tempo.
O rebocador "Maersk Traveller" está previsto para começar a operação ainda esta semana.
Cinqüenta e sete pessoas estarão envolvidas na passagem do 24-year-old-Glasgow construídas semi-submersível.
"Ocean Guardian" faz parte da Diamond Off-shore da frota de 47 equipamentos, e já foi usado no mar do Norte."

http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.mercopress.com/2009/11/25/oil-rig-ocean-guardian-leaves-on-62-day-journey-to-the-falklands&ei=l2WWS8fTOMqFuAf7uMWMDQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=5&ved=0CB4Q7gEwBA&prev=/search%3Fq%3Ddiamond%2Boffshore%2Bocean%2Bguardian%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dgmail%26rls%3Dgm

Unknown disse...

Prezado Probus,
Mais uma vez, obrigada por enriquecer a notícia com boas informações.
Maria Tereza