terça-feira, 9 de março de 2010

1º SATÉLITE UNIVERSITÁRIO DO BRASIL


"Brasil desenvolve projeto para criação do primeiro satélite universitário do país

Uma parceria entre várias universidades brasileiras com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), está desenvolvendo o projeto Itasat, que irá criar o primeiro satélite universitário do Brasil. O objetivo do plano é a formação de especialistas na área de engenharia espacial.

Segundo Thyrso Villela, diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, o primeiro satélite levará um transponder digital, que receberá e transmitirá informações coletadas da rede de plataformas brasileira utilizadas, hoje, nas previsões de tempo.

A meta do projeto é tentar lançar o microsatélite em 2012."

FONTE: publicado hoje (09/03) no site "INFOGPSONLINE.COM" e postado no site www.fab.mil.br.

2 comentários:

Probus disse...

Sou-lhe sincero: Dá orgulho!!! E é maravilhoso saber que a Bareira do Inferno e a Base Espacial e Alcântara encontram-se na ativa.
Parabéns ao ITA.

Na China os engenheiros mandam
http://engenharia.alol.com.br/forum/index.php?action=profile;u=7;sa=showPosts

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
Também me orgulho. Justiça seja feita: nossas Forças Armadas têm essa virtude de privilegiar o desenvolvimento nacional em setores avançados tecnologicamente, e não somente compram produtos "de prateleira" no Exterior. Como consequência, causam a "agregação de valor" ("spin off") em muitos produtos civis nacionais, devolvendo com troco o investimento que fizeram.
Maria Tereza